Há uma década, a preocupação dos pais em relação à segurança das crianças na internet era restrita ao uso de computadores. Hoje, com os smartphones e tablets, a vigilância deve ser constante — sem prejudicar a diversão dos pequenos, é claro!

Os pais devem escolher bem a idade certa para presentearem seus filhos com um celular. É necessário cuidado também em relação ao excesso de liberdade quando as crianças utilizam esses aparelhos. Estamos falando de um ambiente que oferece infinitas possibilidades.

Assim como pode ser uma oportunidade de acesso a novos conhecimentos, se mal utilizada, a internet pode atrapalhar o desenvolvimento das crianças, trazendo problemas de segurança e traumas reais.

Neste post, você vai conhecer informações importantes para trazer mais segurança à presença das crianças na internet. Acompanhe a leitura e confira!

Quais são os principais riscos que as crianças correm ao acessar a internet sem supervisão?

Apesar das coisas boas que a internet oferece, se utilizada de forma errada, pode colocar os usuários em risco, principalmente os mais inocentes. Confira a seguir alguns dos perigos a que as crianças estão expostas na rede.

Influência de conteúdos nocivos

Estamos vivendo um momento em que informações falsas, mesmo as mais inocentes, são compartilhadas por grande parte dos internautas. São dados que podem inclusive gerar sérios problemas de saúde pública, como os movimentos antivacina.

Além disso, existem pessoas espalhando conteúdos violentos, correntes, boatos e dados incompletos de temas importantes. Isso pode ser utilizados por adultos que querem aliciar menores para exercerem as mais diversas atividades e estimularem comportamentos não tão legais. Infelizmente, como alguns adultos, as crianças não costumam ser capazes de filtrar certas coisas nas redes sociais.

Problemas de saúde e segurança

Quando a criança passa muito tempo na internet, pode apresentar problemas de saúde, o que acaba prejudicando seu rendimento nas atividades escolares, além do risco de afetar a vida social.

É importante que os pais também estejam atentos aos chamados “desafios”, que são correntes que viralizam, muitas delas incentivando às crianças a cometerem automutilações. A necessidade de fazer parte de um grupo pode levar as crianças e pré-adolescentes a ignorarem os riscos para serem aceitas.

Vazamento de informações pessoais

Nem sempre as crianças têm noção exata da importância da privacidade, o que pode levá-las a divulgarem, mesmo que sem intenção, dados pessoais, próprios ou de familiares.

Essas informações podem trazer riscos à segurança de todos, como, por exemplo, vazamento do endereço da criança ou informação sobre patrimônio e objetos de valor na residência.

Exploração sexual

Um dos maiores riscos a que uma criança na internet pode estar exposta são os crimes de natureza sexual. Não são poucos os casos em que criminosos se passam por crianças ou adolescentes com o intuito de obterem imagens íntimas. Esse, sem dúvidas, deve ser uma das principais preocupações dos pais no controle da presença de seus filhos na internet.

Como os pais podem ajudar a reduzir os riscos das crianças na internet?

Já sabemos quais são os principais riscos a que as crianças estão expostas na internet, mas como prevenir que esses casos aconteçam? Veja a seguir algumas dicas para que os pais possam ajudar seus filhos a tomarem cuidado na navegação.

Explique a importância da privacidade

As crianças ainda não têm maturidade suficiente para entender a importância de manterem a privacidade, principalmente em uma época em que elas estão acostumadas a verem as pessoas expondo suas vidas 24 horas por dia nas redes sociais.

Para deixar claro, é preciso explicar a eles a importância de não passarem para estranhos informações como o endereço residencial ou da escola onde estudam, por exemplo.

Além disso, as crianças precisam ser orientadas a não aceitarem solicitações de amizade ou seguidores desconhecidos em redes sociais, e a manterem as suas publicações pessoais disponíveis apenas a amigos e familiares.

Crie senhas fortes

É importante que as crianças aprendam desde cedo as noções básicas de segurança na internet. Uma das principais práticas de segurança é a criação de senhas fortes e diferentes para cada rede social.

Portanto, é fundamental que eles saibam criar senhas com mais de 8 caracteres, com utilização de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

É importante também que essas senhas sejam alteradas de tempos em tempos, além da utilização de outros métodos de verificação de login, como a autenticação de dois fatores.

Observe o comportamento dos seus filhos

É indispensável evitar que as crianças utilizarem a internet por muito tempo em ambientes fechados, pois é importante que os pais estejam atentos ao comportamento delas no período de navegação. Assim, pequenos sinais merecem atenção, como por exemplo:

  • eles têm o hábito de minimizar ou fechar aplicativos sempre que alguém chega perto?
  • costumam fechar a porta do quarto quando estão utilizando a internet?
  • bloqueiam a tela do celular e ficam nervosos quando alguém está por perto?

Essas atitudes indicam que a criança está escondendo algo e possivelmente correndo riscos, por consequência. Nesse momento, a melhor atitude é chamá-la para uma conversa e entender o que está acontecendo.

É essencial estar aberto para que a criança não se sinta intimidada e fique com medo de se abrir com o adulto sobre algum incômodo ou situação constrangedora que possa ter ocorrido.

Dê o exemplo

Os pais são as referências dos filhos. Não adianta cobrar disciplina das crianças na internet se os adultos não estiverem dispostos a mudar alguns hábitos. Se o adulto quer que o seu filho diminua o tempo que passa online, terá que diminuir seu próprio consumo de internet também.

Não adianta exigir, por exemplo, que as crianças abandonem o smartphone durante as refeições se o adulto não fizer o mesmo. Se os pais não estiverem dispostos a passarem um tempo com seus filhos, fazendo atividades ao ar livre e conversando, as crianças darão um jeito de preencher esse tempo com outras atividades, e a internet oferece várias oportunidades para isso.

Esperamos que, após a leitura deste artigo, você tenha entendido a importância de se preocupar com o comportamento das crianças na internet e a necessidade de tomar medidas práticas para mudar certos comportamentos.

O CERT.br, Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, oferece cartilhas didáticas com materiais para as crianças e pais, como o Guia Internet Segura e Guia Internet Segura para seus filhos. Sugerimos a leitura desses materiais para garantir que o tempo das crianças na internet seja mais seguro e produtivo.

Gostou do post? Tem alguma dúvida sobre como deixar a navegação das crianças na internet mais segura? Diga para a gente nos comentários abaixo e participe dessa importante discussão.