Smartphones com dispositivos Android e iPhone se tornaram um dos itens indispensáveis no dia a dia. Para desfrutar da internet em um desktop, você instala um software de segurança e toma medidas de prevenção, mas, ao usar um smartphone, esse quesito costuma ser negligenciado. Há uma variedade de ameaças a serem observadas ao usar redes como vírus e sites fraudulentos.

Então, de fato, os smartphones precisam da mesma segurança adotada em computadores pessoais. Para isso, é preciso conhecer as ameaças que rondam os celulares e como se proteger delas. Pensando nisso, abordaremos neste artigo os principais riscos à segurança móvel dos aparelhos portáteis. Boa leitura!

Riscos à segurança do celular

1. Acesso a redes inseguras

Alguns usuários de smartphone podem estar usando o Wi-Fi público para economizar a comunicação de dados. No entanto, algumas redes públicas que circulam pela cidade não dão importância à segurança, e há o risco de que informações sejam roubadas ou comprometidas. Priorize e use redes seguras, fornecidas por operadoras de telefonia celular e outros.

Se você usar o Wi-fi público, use apenas temporariamente e exclua a configuração depois. Também é importante considerar ter um aplicativo de segurança e um aplicativo VPN (Virtual Private Network), que criptografa as comunicações.

2. Instalação de apps maliciosos

Com smartphones e tablets, você pode navegar em sites, enviar e-mails, trabalhar com vários aplicativos, adicionar contas, gerenciar agendamentos e muito mais. Isso é o mesmo que ter um computador de mão que vai muito além dos limites dos telefones celulares convencionais. Além disso, o sistema operacional (SO) para smartphones e tablets é baseado no Android, que é o Linux personalizado, já o MacOS está presente no iPhone e no iPad.

Os apps encontrados nas lojas virtuais dos dois sistemas são devidamente certificados e seguros. Porém, existem aplicativos que podem ser encontrados fora da plataforma, normalmente desenvolvidos por fontes desconhecidas. Isso traz grandes riscos de ter o próprio SO do aparelho corrompido ou dados roubados por um app que contenha códigos maliciosos.

3. Roubo de informação pessoal

O roubo de informações pessoais é um grande problema com o avanço da conectividade por meio dos dispositivos móveis. Os criminosos criam sites bancários e de compras falsos, parecidos com páginas reais para atrair usuários. Golpes de phishing que roubam informações pessoais inseridas, PINs de bancos, informações de cartão de créditos, entre outros, são cada vez mais constantes.

Isso, também, afeta a navegação nos smartphones, afinal, eles têm acesso à rede e à troca de informações mediante aplicativos de mensagens, bem como navegadores de internet. Isso significa que o risco de roubo de informações também está presente e deve ser contido por boas práticas e uso de ferramentas de proteção, como utilizar aplicativos bancários desenvolvidos pela própria instituição, o que garante mecanismos de identificação, verificação e proteção de dados.

4. Infecção por vírus

Além de infectar computadores, os vírus podem prejudicar sistemas de smartphones. Junto aos avanços tecnológicos dados aos diversos modelos e versões cada vez mais sofisticadas, os códigos maliciosos também são aprimorados. Isso porque os cibercriminosos buscam sempre explorar alguma brecha.

Portanto, é necessário se precaver por meio de medidas de segurança móvel, assim como os cuidados que normalmente são tomados no uso de computadores pessoais ou corporativos. Vale ressaltar que é fundamental utilizar apps de fontes oficiais para evitar riscos de infecção por códigos maliciosos embutidos em uma aplicação de fonte desconhecida.

Dicas para evitar esses riscos

Mantenha o sistema atualizado

Assim como nos desktops, os smartphones exigem medidas de segurança móvel contra ataques que exploram vulnerabilidades do sistema operacional e do aplicativo (falhas de segurança). Se a vulnerabilidade for explorada, ela poderá ser atacada inadvertidamente e o smartphone poderá ser manipulado ou um vírus poderá ser instalado.

Medidas de combate às vulnerabilidades podem ser feitas sempre atualizando o sistema operacional e os aplicativos. Essa é uma medida de segurança eficaz que pode ser feita rapidamente e sem custo extra.

Habilite a verificação em duas etapas

Ao habilitar a verificação de duas etapas, você pode usar o smartphone com mais segurança. Isso porque esse método funciona com o uso de uma camada extra de proteção. Ela consiste em, além de se pedir uma senha de login, por exemplo, ter outra etapa de validação da identidade, que pode ser o envio de um SMS com código de verificação, confirmação por voz, entre outros.

Isso dificulta que haja acessos indesejados as suas contas de usuário no seu dispositivo, bem como em sites de compras, bancos, redes sociais etc. Essa é uma medida adotada por diversas plataformas e sistemas, justamente pela sua eficácia na elevação da segurança móvel.

Utilize um app de segurança

Instale um aplicativo de segurança para evitar ataques virtuais ao seu aparelho móvel, assim como você instala o software de segurança e usa em seu computador para aproveitar a internet com segurança.

Com um app apropriado, você consegue identificar possíveis ameaças vindas da rede, bem como neutralizá-las antes que causem prejuízos. Ou seja, ao usar o aplicativo de segurança, você pode detectar e bloquear sites não autorizados ao se conectar a internet a partir de um smartphone e detectar e paralisar vírus. Como essas ameaças evoluem constantemente, é importante manter os aplicativos de segurança atualizados.

Faça backup dos dados

Fazer cópias é fundamental para a segurança móvel em caso de perda de dados devido a roubo ou mau funcionamento do smartphone. Essa é uma das medidas que você nunca deve esquecer. Mesmo se o aparelho for perdido ou danificado, você poderá minimizar os danos se fizer backup de dados importantes, como fotos, documentos, agenda, e-mail etc.

Além disso, o dano de infecção do ransomware que criptografa os dados no smartphone e bloqueia a tela, tornando o dispositivo inoperante, é um risco. Na pior das hipóteses, você pode precisar restaurar o sistema. Nesse caso, como todos os dados armazenados no aparelho serão perdidos, um backup em nuvem é o ideal.

Entre o Android e o iPhone existem algumas diferenças no modo de tratar esses quesitos.

No caso do iPhone:

  • você pode verificar e atualizar aplicativos iOS e padrão com “Atualização de Software”;
  • os aplicativos adicionados posteriormente podem ser verificados e atualizados na “App Store”;
  • você pode fazer backup usando funções padrão. Se você deseja salvar na nuvem, use o “iCloud”;
  • você pode definir um código numérico ou alfanumérico. Dependendo do dispositivo, a impressão digital ou o reconhecimento facial podem ser usados em vez da senha.

No caso do Android:

  • as atualizações do sistema operacional são notificadas pelo Google, pelas operadoras de telefonia celular e pelos fabricantes de celulares;
  • o aplicativo pode ser verificado e atualizado na “Google Play Store”;
  • você pode fazer backup usando funções padrão ou pode salvar na nuvem usando sua “Conta do Google”;
  • você, também, pode usar o aplicativo de backup fornecido pelo fabricante de celulares, operadora de telefonia e aplicativos;
  • você pode definir três tipos de bloqueio de tela: padrão (desenhe uma faixa específica com o dedo), PIN (combinação de números) e senha. Dependendo do dispositivo, a autenticação por impressão digital pode ser usada.

Assim, ficam claras as possibilidades de obter segurança móvel nos dois sistemas de smartphones mais utilizados. Por isso, não deixe de aplicar essas dicas e se atentar a todos os riscos que seu dispositivo pode estar exposto no dia a dia.

Agora que você conhece os principais riscos à segurança móvel e como preveni-los, entre em contato conosco e conheça muito mais dos nossos serviços!