O Wi-Fi é uma tecnologia largamente presente na nossa vida, mas que não recebe a devida atenção quando se fala em segurança digital. Assim, deixar o roteador mais seguro passa a ser uma tarefa de grande importância, já que uma rede vulnerável pode expor você e seus arquivos — o que pode se transformar em grande incômodo, em caso de ataques.

Sabemos que nada garante a segurança total da sua rede. Contudo, existem medidas que, ao serem tomadas, podem aumentar consideravelmente o nível de proteção do roteador a fim de manter sua vida digital preservada.

Neste post, preparamos uma lista com diversas dicas de como aumentar a segurança do roteador, como alterar nome da rede, separar dispositivos, configurar o WPS, atualizar o sistema e contar com a ajuda da criptografia. Quer saber como tudo isso pode ser feito? Então vem com a gente e confira essas e outras dicas!

Qual a função do roteador?

Falando bem brevemente, podemos dizer que o roteador é um dos principais componentes de uma rede Wi-Fi. Ele é tão importante assim por ser responsável pela captação do sinal que chega via cabo do seu provedor de internet e, após isso, compartilhá-lo com os eletrônicos da sua casa — como smartphones, tablets, TVs, notebooks e, até, carros e geladeiras específicas.

Portanto, os roteadores atuais fazem muito mais do que distribuir internet. Eles contam com diversos recursos que melhoram a qualidade da rede e a experiência do usuário. Porém, alguns deles precisam ser ajustados — ou mesmo desativados, já que, em muitos casos, nem são utilizados.

Por conta dessa integração com tantos dispositivos do seu lar, é fundamental que o seu roteador trabalhe com estabilidade e segurança, de modo que se possa evitar que sua rede seja invadida. Desta forma, além de garantir o bom funcionamento dos seus aparelhos, seus dados estarão muito mais seguros.

Como deixar o roteador mais seguro?

Existem diversas formas de melhorar a segurança da sua rede Wi-Fi e evitar problemas de privacidade. Quer saber como? Acompanhe a seguir!

Troque o login e a senha

Roteadores Wi-Fi vêm configurados com nome de usuário e senha padrões que dão acesso total às configurações. Os fabricantes costumam alertar para o perigo de manter esses dados, mas, ainda assim, muitos ignoram a necessidade de alterá-los.

Assim, a ideia aqui é realizar essa alteração o quanto antes e alterar também o nome de usuário do administrador para algo não óbvio, porém fácil de ser lembrado por você. A mesma dica vale para a senha.

Nesse momento, uma ideia bastante útil é incluir, além de letras e números, caracteres especiais na senha — como o asterisco, cifrão ou hashtag, por exemplo. Também é recomendada a alteração dessas informações a cada dois meses, o que dificulta a ação dos invasores.

Atualize o firmware

Atualizar o software é uma dica frequente quando se fala em melhoria de segurança de dispositivos, e com os roteadores essa realidade não muda. Quando uma atualização é liberada pelo fabricante, ela normalmente acompanha correções importantes e que deixarão o dispositivo mais seguro.

No caso dos roteadores, além das melhorias de segurança, também é possível que novos padrões passem a ser compatíveis ou se tornem mais rápidos e estáveis.

Separe dispositivos

A ascensão da Internet das Coisas fez com que diversos novos dispositivos passassem a utilizar uma conexão com a internet para executarem suas tarefas. Entretanto, isso também passou a representar um risco maior para a segurança digital. A fim de contornar esse problema, uma solução é a criação de redes distintas para esses dispositivos, tornando-os menos expostos.

Além disso, alguns modelos de roteadores permitem analisar o tráfego de dados de cada dispositivo por meio de recursos de firewall. Com isso, é possível, por exemplo, especificar permissões de conexão e separar dispositivos sensíveis como câmeras de vigilância e controles de ambiente.

Altere o nome da rede

Os nomes de rede que acompanham o roteador ao sair da fábrica costumam ser genéricos demais, o que pode prejudicar a sua segurança. Para resolver essa questão, basta acessar o menu do aparelho e buscar pela opção de alterar SSID, nas configurações wireless.

Além disso, ao alterar essa informação, todos os aparelhos que estavam conectados à rede são desconectados, sendo preciso inserir os novos dados manualmente em cada um deles — ou seja, caso um invasor esteja conectado, isso o eliminará da rede.

Esconda a rede Wi-Fi

Por padrão, o nome da rede Wi-Fi é visível para todos os que tenham um dispositivo compatível com essa conexão. Entretanto, o nome dessa rede — o SSID — pode ser ocultado para garantir que apenas aqueles que tenham o SSID e a senha possam acessá-la.

Essa técnica é interessante, pois impede que outras pessoas nem mesmo saibam que aquela rede Wi-Fi existe, o que, naturalmente, inibe possíveis invasões. Para utilizar esse recurso, é preciso buscar, nas configurações de rede sem fio, uma opção como “ocultar SSID” ou desmarcar a opção de difusão do SSID — que também pode ser vista como “SSID Broadcast” ou algo semelhante.

Desative o WPS

A sigla WPS significa Wi-Fi Protected Setup e essa ferramenta permite que o usuário se conecte a uma rede wireless protegida sem que seja preciso inserir a senha, apenas utilizando um botão no roteador. O problema dessa tecnologia é que ela possui diversas falhas conhecidas, o que reduz consideravelmente a segurança da rede.

A partir do momento em que se pode acessar a rede inserindo a senha manualmente, sua utilização se torna opcional. O WPS costuma vir ativado por padrão nos roteadores, mas é possível desativá-lo facilmente nas configurações wireless e, assim, reduzir o risco de invasões.

Use criptografia

Também é importante se certificar sobre qual tipo de criptografia está sendo utilizada. Ao acessar as configurações do equipamento, defina a WPA2 como opção de criptografia. Além disso, escolha a tecnologia AES para o algoritmo de criptografia.

Opte pela tecnologia WPA2, juntamente com o AES, um algoritmo de criptografia que é mais complexo e, consequentemente, fornece muito mais segurança para a rede. Da mesma forma, caso haja a opção para TKIP, mantenha-a desativada. Esse recurso só é utilizado nos casos em que é preciso manter compatibilidade com dispositivos mais antigos.

Como a Intnet pode ajudar?

Somos um provedor de internet que trabalha com fibra óptica e com uma equipe especializada em redes, constantemente treinada para oferecer o que há de melhor em internet para nossos clientes.

Aqui, além de encontrar os melhores planos de internet da região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, o cliente conta com a melhor orientação a respeito de hospedagem de sites, transporte de dados, entre outros serviços.

Assim, ao seguir estas dicas e contar com a ajuda de uma equipe especializada no assunto, você poderá ter a garantia de uma internet com segurança, estabilidade e velocidade.

Curtiu saber como deixar o roteador mais seguro? Gostaria de conhecer mais sobre a segurança ou qualidade das redes Wi-Fi? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!