Com as redes sociais cada vez mais presentes em nossas vidas, não apenas para o entretenimento, mas para trabalho, estudo, apresentações comerciais e outras atividades, é normal que haja uma maior preocupação com a qualidade do que é postado. Por exemplo, vinhetas, efeitos especiais, filtros e correções de cores, que por muito tempo foram uma preocupação exclusiva de especialistas e técnicos, já são parte do dia a dia de pessoas que utilizam as redes sociais com frequência.

Nesse cenário, um programa de edição de vídeo, pode transformar um material simples em algo bastante atrativo. Assim, escolher um bom software de edição pode ser o que você estava precisando para aumentar os views de suas postagens no Instagram, YouTube, Facebook e até na nova tendência, o TikTok. Existem vários software no mercado, dos mais simples aos mais robustos e profissionais, pagos e gratuitos.

Neste post, vamos destacas 3 softwares que consideramos completos tanto para quem está começando quanto para quem quer se especializar no assunto. Confira!

1. DaVinci Resolve

Considerado um dos melhores softwares para a edição e correção de cores do mercado, o DaVinci Resolve, desenvolvido pela Blackmagic, promete ser dez vezes mais rápido que seus concorrentes. Um dos diferenciais desse software de edição de vídeos é que a sua versão gratuita é bem completa e entrega tudo que uma pessoa precisa para fazer um trabalho satisfatório. Já a versão paga permite o trabalho colaborativo, com múltiplos usuários, além de entregar algumas ferramentas adicionais, como uma vasta biblioteca de efeitos.

2. Adobe Premiere

Esse é dos softwares de edição de vídeos profissionais mais populares. O Adobe Premiere Pro é muito utilizado por agências de publicidade e produtoras de vídeos. O programa traz uma série de ferramentas dinâmicas que dão mais qualidade ao trabalho final, além de oferecer uma biblioteca complementar com efeitos.

Uma das grandes vantagens do Adobe Premiere é que, por ser um software muito popular, há inúmeros tutoriais espalhados pela web, em formatos de texto e vídeo, para usuários dos mais variados níveis. O software é disponibilizado por meio de uma assinatura mensal ou anual, dando a oportunidade para que o usuário faça um teste de 30 dias, antes de definir se vai ou não investir na ferramenta

3. Vegas PRO

Bastante conhecido pelo seu antigo nome, Sony Vegas, o Vegas Pro é uma ferramenta de edição de vídeos que disputa o topo de mercado com o Premiere. O software tem destaque graças à sua vasta biblioteca com efeitos e correção para áudio e vídeo.

Além disso, ele apresenta diversas configurações personalizáveis e dá a oportunidade de o usuário trabalhar com inúmeros formatos de vídeo. Se o seu objetivo é fazer a edição em um software e a finalização em outro, o Vegas Pro oferece compatibilidade com outros programas de edição, permitindo que você comece ou termine um trabalho pronto no software.

Assim como o Premiere, o Vegas só pode ser acessado de forma paga, mas não há a necessidade de assinatura mensal ou anual, apenas da compra definitiva da licença.

Os três programas de edição de vídeos apresentados aqui poderão elevar consideravelmente a qualidade dos conteúdos que você posta em suas redes sociais. Se você se especializar em algum deles, poderá até fazer uma grana extra editando vídeos para terceiros. Contudo, para aproveitar 100% do potencial dessas ferramentas, você terá que contar com uma boa internet. Quanto mais qualidade tiver o seu vídeo, maior será o arquivo produzido por ele, o que demandará uma boa velocidade de upload em seu plano.

Gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais com seus amigos e familiares.