Todo mundo, ao menos uma vez na vida, já pensou na possibilidade de transformar o seu hobby em carreira. De fato, a ideia de transformar algo de que gostamos bastante em um trabalho é tentadora, porém existem algumas diferenças entre fazer algo para passar o tempo e realizar essa mesma atividade de forma profissional, com metas, prazos, horários e cobranças por qualidade. No entanto, escolher um trabalho de acordo com os seus gostos pode dar uma motivação extra ao seu dia a dia.

Nas palavras do filósofo chinês Confúcio: “Escolha um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. Essa é uma frase que tem o seu valor e romantismo, mas não podemos negar que trabalho é trabalho. Assim, gostar muito de algo não necessariamente significa que temos o talento necessário para exercer determinada função profissionalmente.

Para te ajudar a saber se o seu hobby pode se tornar uma carreira, fizemos este post com algumas dicas, para que você possa identificar sua situação e aprimorar sua atuação na área que tanto ama. Confira!

Identifique as profissões que podem aproximar você de seu hobby

Muitas coisas de que gostamos são feitas por uma equipe multidisciplinar. Se você gosta de games, por exemplo, saiba que há uma série de atividades que pode seguir, desde a escrita, criando os roteiros e os argumentos dos jogos, passando pelos códigos, até a parte gráfica. Os seus gostos e habilidades podem estar relacionados a mais de uma área de atuação, e quantas mais você identificar, maiores serão as chances de se aproximar do seu objetivo.

Se você sempre gostou de escrever, é criativo e tem domínio da língua, certamente, a primeira coisa que vem à sua cabeça é ser escritor ou jornalista. Mas a verdade é que existem inúmeras áreas que dependem de um texto para basear as suas atividades, e não necessariamente você atingirá leitores.

Por exemplo, com o número cada vez maior de vídeos no YouTube, não é incomum que as empresas busquem freelancers para escrever os roteiros de seus conteúdos. Se você gosta de HQs, pode se tornar roteirista de quadrinhos ou tirinhas e se juntar com um amigo que goste de desenhar. Tente relacionar o máximo de atividades com as coisas de que você mais gosta e veja em quantas você pode se encaixar.

Busque seu aprimoramento

Depois de identificar as atividades que podem aproximar o seu hobby de uma carreira, é hora de aprimorar. Como falamos, fazemos um hobby quando e como desejarmos, sem compromissos ou cobranças. Já um trabalho bem-feito e rentável precisa ter qualidade e cumprir alguns requisitos pedidos pelo cliente. Por exemplo, se você toca instrumentos musicais e quer trabalhar dando aulas de música, terá que aprimorar as suas técnicas e aprender uma forma didática para tornar as aulas atraentes.

Isso significa que, além de estudar acordes e ensaiar regularmente, você terá que estudar teoria musical, história, adquirir cultura musical, ouvir estilos e bandas diversas etc. Por outro lado, para quem quer ser desenvolvedor de jogos, não basta saber uma linguagem e criar games em uma única plataforma, é preciso conhecer os conceitos por trás dos jogos, as mecânicas e os processos. Um grande profissional pode nascer a partir de uma habilidade, mas isso requer um trabalho prévio.

Converse com profissionais da área

Por mais que você tenha conhecimento sobre um assunto, a melhor maneira de buscar referências sobre a atividade profissional na área é entrando em contato com um profissional experiente. Se antigamente as pessoas que são nossas referências eram de difícil acesso, atualmente, com as redes socais e demais canais digitais, estamos a alguns cliques de um possível contato com profissionais que trabalham com aquilo que ainda consideramos um hobby.

Não custa nada entrar no Instagram, Twitter, Facebook, YouTube ou LinkedIn e fazer algumas perguntas diretas. É bem provável que alguém responda, seja por empatia ou apenas para ganhar o seu engajamento nas redes sociais. Pergunte sobre processos de trabalho, desafios da profissão, formação, cursos, dificuldades e o que mais surgir na sua cabeça.

Quem sabe não aparece a oportunidade para que você visite um estúdio, redação, ateliê ou outro ambiente de trabalho, para entender na prática como é o dia a dia desses profissionais. Afinal, algumas profissões pedem um ambiente mais solitário e introspectivo, outras mais estímulos visuais, outras dinamismo etc.

Pense na viabilidade financeira

Não há nada melhor do que se sentir realizado com a profissão que amamos, não é mesmo? Porém, um dos requisitos para que o seu hobby se torne uma carreira é a rentabilidade que ele entrega, afinal, você tem um padrão de vida e sua atividade profissional precisa cobrir esses gastos, para que não se torne um fardo e traga mais estresse do que alegrias. É preciso ponderar sobre a importante relação entre o investimento em formação, os equipamentos para exercer a sua atividade e o retorno que ela entrega.

Se você busca uma empresa para trabalhar de carteira assinada, procure saber o salário médio da atividade que pretende exercer. Se deseja trabalhar como freelancer, faça uma estimativa de ganhos e veja quanto precisaria obter por dia para manter a sua vida dentro de um padrão que permita que você guarde um dinheiro de emergência. Saber a sua nova realidade financeira pode ser a sua motivação final para entrar de cabeça nesse novo momento profissional ou não.

Como vimos, neste post, transformar um hobby em carreira pode ser um caminho de sucesso ou de estresse, de acordo com a forma como você vai encarar esse processo. Tenha cuidado e bom senso antes de entrar de vez nessa empreitada, para que você não transforme algo que sempre foi prazeroso em uma atividade estressante e frustrante.

Ainda, tente fazer uma transição suave de seu emprego atual para o seu hobby, trabalhando nas horas vagas e encarando inicialmente o serviço como uma renda extra. Para facilitar a sua empreitada, não se esqueça de contar com bons dispositivos e uma boa conexão de internet, pois o trabalho, para ser bem-feito, precisa das melhores ferramentas e tecnologias.

Gostou do post? Então, continue com a gente e entenda como funciona a tecnologia que pode ser o motor de sua profissão do futuro: o streaming.