Estar conectado à internet é indispensável e, para isso, é fundamental ter um bom serviço de conexão para plugar nossos notebooks, desktops, smartphones e tablets. Logo, é preciso contar com um provedor, devidamente licenciado pela ANATEL, para fornecer pacotes de serviços de internet para diversos tipos de consumidores.

Você já deve conhecer o serviço de banda larga, que é o mais comum entre os usuários domésticos principalmente. Porém, existe a opção do link dedicado, que consiste em um serviço oferecido por data centers e operadoras de telefonia. Essa solução se destaca por ter uma velocidade mais estável. Para entender qual é a melhor opção é preciso conhecer cada um dos serviços, bem como seu custo.

Pensando nisso, vamos abordar a seguir as diferenças entre banda larga e link dedicado para facilitar a sua escolha. Acompanhe!

Vantagens do link dedicado

O link dedicado oferece diferenciais atrativos para diversos usuários. O surgimento desse tipo de serviço produziu uma série de benefícios. A velocidade de comunicação até agora é bastante pesada na transmissão e recepção de informações e arquivos como imagens e vídeos, principalmente com o aumento do número de dados gerados na rede. Veja logo abaixo as principais vantagens de um link dedicado.

Estabilidade

O link dedicado possui uma conexão de maior qualidade e monitoramento entre o cliente e o provedor. Maior simplicidade na configuração dos protocolos de conexão, o que deixa a conexão mais estável e com menos overhead.

O cliente conta com IPv4 e IPv6 fixos podendo disponibilizar conexões VPNs e outros acessos à infraestrutura da empresa com suas filiais, com mais facilidade.

Segurança

O link dedicado conta com uma conexão confinada entre o cliente e o provedor, fazendo com que seus dados estejam trafegando entre ambos sem compartilhamento com outras redes, como é o caso de conexões de banda larga. Afinal, uma conexão segura é fundamental para a
continuidade dos processos dentro de uma empresa.

Velocidade

O serviço de link dedicado conta apresenta garantia de banda up/down em modo síncrono, pois é um link exclusivo entre o provedor e o cliente. Toda a comunicação é tratada para oferecer prioridade nos pacotes, apresentando menor latência, Jitter e sem perdas de pacotes.

Vantagens da banda larga

O mundo da internet melhorou drasticamente sua velocidade de comunicação por meio da inovação tecnológica. É uma linha de banda larga que permite comunicação de dados de alta velocidade e elevada capacidade, normalmente utilizando fio de cobre, mas também podendo ser otimizada pelo uso do cabo de fibra óptica.

Em geral, há vários tipos de conexões, das quais todos podem escolher, dependendo de quanto tempo se quer gastar online e quanto está disposto a se pagar por isso. Há pessoas que passam a maior parte do tempo no mundo cibernético, assim como existe quem acesse com muito menos frequência.

Dentre esses diversos tipos, existem os que são mais utilizados atualmente, aqui estão eles:

  • xDSL(par metálico);
  • GPON/GEPON(fibra óptica);
  • Rádio e Cable Modem(Cabo Coaxial);

Todas essas tecnologias permitem o acesso à internet 24 horas por dia. O DSL, no entanto, tem uma limitação que, dependendo da banda contratada, só permite conexões assíncronas. Ou seja, o down não poderá ser igual ao up nas tecnologias atuais.

Quase todas as organizações e indivíduos migram para a banda larga porque ela permite que o usuário obtenha até 40 vezes mais rapidez do que com outros tipos de comunicação.

O fato de esse modelo de conexão ser mais veloz do que outros, desempenha um papel importante no desenvolvimento de seus negócios futuros, dado seu baixo custo e a capacidade de enviar uma enorme quantidade de informações, imagens e vídeos ao mesmo tempo.

Qual tipo escolher

Para escolher entre o link dedicado ou banda larga é preciso compreender as suas necessidades. No geral, como a banda larga funciona com o acesso para múltiplos usuários, que podem fazer downloads e uploads diversos ao mesmo tempo, ela é indicada para uso doméstico. Atualmente a qualidade de uma conexão banda larga chega bem próxima da de um link dedicado.

A banda larga tende a ser mais barata, ela conta com acesso ilimitado para navegar entre páginas, realizar videoconferências, entre outros. Resumindo, é um serviço com poucas restrições de uso. O link dedicado é idealizado para o setor corporativo, buscando uma transmissão de dados exclusiva e dinâmica. Como dito anteriormente, a sua estabilidade é maior, bem como sua velocidade.

O link dedicado oferece uma exclusividade de conexão, mantendo o serviço estável continuamente. Logo, a produtividade não é afetada durante a jornada de funcionamento. Outro ponto a se avaliar é o custo-benefício de cada uma dessas opções de internet.

A adesão a um link dedicado tende a ser um pouco mais custosa em relação à banda larga. Porém, ele é personalizável e atende melhor as demandas das transações online executadas dentro de uma empresa. Além do mais, junto a isso, o uso da fibra óptica permite uma melhoria ainda maior devido à resistência e flexibilidade do cabo, sem contar a velocidade e menor dispersão do sinal devido ao feixe de luz que atravessa a fibra de vidro.

Assim, é importante contar com uma boa consultoria especializada para avaliar todas as possibilidades, sabendo que para empresas o mais indicado é o link dedicado devido a todas as suas vantagens. Da mesma maneira que é feita a escolha de uma banda larga, veja quais planos de contratação estão disponíveis e qual deles se adapta melhor às suas necessidades e orçamento.

E então, gostou do conteúdo? Agora que você sabe como escolher e quais as diferenças entre banda larga e link dedicado, entre em contato conosco e saiba muito mais. Aguardamos você!