Num cenário de transformação digital, todas as empresas do mercado precisam investir em tecnologia para manter sua competitividade. Entre as práticas mais importantes, está a garantia de uma internet de qualidade, que pode ser alcançada com o uso de um link dedicado.

Esse tipo de serviço é uma das principais tendências entre as empresas atuais. Seu uso se faz necessário porque as redes tradicionais de dados estão cada vez mais saturadas, comprometendo a qualidade de navegação no meio corporativo.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o link dedicado, mostrando as vantagens que ele oferece e como adotá-lo em sua empresa. Leia até o final para conferir!

O que é um link dedicado?

Basicamente, um link dedicado é uma estrutura própria de conexão à internet, usada por empresas que visam a obter garantia de qualidade e estabilidade para seu acesso à rede de dados de um provedor.

Esse serviço é oferecido por muitos provedores que concedem às organizações o caminho privativo para sua rede de internet. A tecnologia do link dedicado garante estabilidade, disponibilidade, segurança e alta velocidade de conexão para os ambientes corporativos.

Quais as vantagens desse serviço?

Como falamos, investir no link dedicado para empresa e seus colaboradores promove uma série de benefícios para o negócio. Abaixo, listamos algumas vantagens principais do serviço. Confira!

Estabilidade da conexão

As interferências na rede de um link dedicado são menores que a tradicional. Isso porque a conexão dedicada possui uma camada a menos de protocolo o que deixa a conexão mais leve e estável.

Suporte adequado e otimizado

Essa tecnologia também é avançada e apresenta melhores funcionalidades de proteção. O suporte dos provedores tende a ser mais equipado, com boa disponibilidade e otimização no atendimento. Assim, mesmo em situações problemáticas, soluções são encontradas rapidamente.

Velocidade contratada garantida

Outra vantagem do link dedicado é que a velocidade contratada é normalmente garantida. Isso acontece porque na rede tradicional os dados são compartilhados com os usuários do provedor, enquanto no ambiente dedicado, eles são exclusivos do proprietário.

Controle da banda larga

A tecnologia do link dedicado permite que a organização controle e personalize a distribuição dos dados do plano de forma estratégica, direcionamento mais para setores, áreas e sistemas específicos, conforme a necessidade de cada um deles.

Aumento da produtividade

A baixa qualidade e instabilidade da rede tende a comprometer a produtividade dos profissionais, uma vez que causa frustrações e perdas de trabalhos realizados. Desta forma, ao adotar um link dedicado, esses acontecimentos são minimizados e as entregas otimizadas.

Ganho de segurança

Outro benefício gerado pela adoção de um link dedicado é o aumento da segurança da conexão e, consequentemente, das informações da organização. Isso acontece porque quanto mais instável a rede, mais fácil seu acesso por hackers para captura de dados, instalação de vírus e de outros malwares.

Melhor custo-benefício

Por fim, contratar um link dedicado para a organização garante melhor custo-benefício para seu investimento em internet. Os benefícios apresentados, como aumento da qualidade de navegação, produtividade dos funcionários e avanço tecnológico, compensam o investimento nesse serviço.

Como escolher um link dedicado?

Apesar de o serviço de link dedicado ser algo similar entre os provedores, é importante avaliar algumas características antes de fazer o investimento. Apresentamos melhor cada uma delas, a seguir.

Velocidade de banda

Num plano tradicional, o contrato de internet garante apenas 30% da velocidade contratada, uma vez que é compartilhada entre todos os usuários da rede. Em contrapartida, o link dedicado garante 100% da velocidade contratada. Por esse motivo, a escolha pode ser feita com base na oferta do provedor, sem a necessidade de se investir mais do que o necessário. 

Para definir a velocidade adequada, é preciso avaliar toda a estrutura da empresa, número de dispositivos conectados e atividades realizadas. Normalmente, um link dedicado de 1 Mbps atende bem as necessidades de um negócio com 10 a 20 colaboradores que usam pouco a internet. Já para organizações maiores ou para realizar atividades que exigem mais dados, é preciso uma banda maior.

Alta disponibilidade e atendimento

Outro fator que deve ser avaliado é a garantia de alta disponibilidade da rede. O ideal é que o provedor disponha do sinal por longos períodos de tempo, sem quedas e instabilidades. O padrão do mercado é disponibilidade de 99% ou superior.

Além disso, é indicado que o provedor do link externo ofereça um serviço de alta qualidade para a empresa. Isso inclui atendimento exclusivo, suporte 24 horas e tempo de resolução de chamados curto. 

IPs fixos

O oferecimento de IPs fixos é uma prática comum dos provedores de links dedicados. Com eles, a empresa pode instalar servidores próprios que oferecem acesso externo dedicado, aumentando a estabilidade da rede mesmo em situações de superlotação do número de acessos. 

Por esse motivo, é importante avaliar se esse item está incluso e quantos IPs são oferecidos. Além disso, é preciso questionar sobre o suporte para provedores externos.

Reputação e qualidade do provedor

Promover uma oferta atrativa no mercado é simples, basta investir em comunicação e estratégia de divulgação, entretanto, manter os benefícios prometidos demanda qualidade, conhecimento e experiência da empresa. Por isso, é fundamental avaliar a reputação do provedor escolhido.

Para isso, é possível questionar sobre sua infraestrutura de tecnologia e fazer uma pesquisa no mercado sobre a empresa, conversando com outros clientes e buscando avaliações na internet — como nos perfis das redes sociais do negócio.

Qual é o momento certo para investir?

Depois de conhecer os benefícios que um link dedicado garante para as empresas, é comum se questionar sobre o momento correto de investir nesse serviço. A realidade é que com o crescente investimento em soluções digitais e inteligentes, que utilizam a internet para funcionar, a rede de conexão tende a ficar cada vez mais saturada. 

Assim, independentemente de segmento ou porte da empresa, investir nessa solução é uma prática que tira o negócio dessa competição por espaço na rede e garante uma navegação segura, estável e de qualidade para que os profissionais realizem suas funções.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios e importância do link dedicado para a qualidade de navegação, acredita que é momento de investir nesse serviço para o seu negócio? Então, se você atua na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, entre em contato com a Intnet!