Se você está usando a internet, poderá descobrir que as páginas web estão com carregamento lento ou que o streaming de vídeo simplesmente parou. Nesse caso, pode haver um problema no fluxo de dados pela rede, o que tende a ser causado pelo mau funcionamento na conexão. No entanto, a qualidade da internet não pode ser determinada apenas por esse fator.

Há vários aspectos que afetam a usabilidade da internet — sendo que algumas práticas familiares também podem causar a lentidão. Uma internet de boa qualidade é aquela que se mantém estável no seu nível de conexão, não apenas por influência do servidor, mas também em virtude dos equipamentos utilizados pelo usuário e pelas boas práticas de uso.

Pensando nisso, criamos este artigo com os principais motivos que afetam a qualidade da internet. Acompanhe!

Vírus nos dispositivos

Os vírus são umas das principais causas de perda da qualidade da internet. Eles podem se alojar em celulares, computadores e tablets, comprometendo o desempenho do dispositivo e a qualidade da internet. Ao acessar sites não confiáveis, clicar em links suspeitos e não utilizar um antivírus, você pode correr sérios riscos de ter seus aparelhos infectados.

Por esse motivo, é fundamental manter o antivírus sempre atualizado, executar varreduras nos dispositivos e evitar acessar portais e arquivos desconhecidos. Mesmo com esses cuidados, alguns vírus podem passar despercebidos e atuar em segundo plano. Nesse caso, é importante buscar ajuda especializada de um técnico.

Tipo de banda larga

Normalmente, os provedores de internet oferecem pacotes variados de velocidade. De acordo com a sua necessidade, o consumidor contrata a que achar melhor. Porém, o perfil de uso pode mudar: por exemplo, no momento da contratação, o uso era voltado apenas para a navegação em redes sociais e de pesquisa, mas, depois, passou a ser também para jogos online.

Isso requer maior capacidade de banda. Logo, a qualidade da internet que antes era satisfatória, agora não é mais. Por esse motivo, o mais indicado é mudar de plano e roteador, adquirindo um com maior capacidade de banda. É sempre importante verificar se o equipamento é compatível com a nova velocidade.

Se você mantém seu perfil de uso de dados constante, faça um teste de banda larga para avaliar se a velocidade está conforme o contrato adquirido.

Roteador de baixa qualidade ou antigo

Esse problema é causado por um roteador que não suporta trabalhar com seu link de velocidade. A solução é muito simples: você deve ter o roteador certo. Antes de comprar, descubra se o novo dispositivo é compatível com o tipo de conexão que você tem. Nesse caso, o ideal é perguntar ao provedor de serviço. Certamente, ele lhe dará todas as informações necessárias.

Você também pode verificar sua velocidade de internet com um dos programas disponíveis para essa finalidade. Isso pode ajudar a identificar se o roteador está interferindo na qualidade da conexão. Além disso, outro aparelho pode ser usado para avaliar se as funcionalidades estão em ordem, em comparação o roteador utilizado. Lembre-se que os mais simples e baratos tendem a apresentar mais problemas.

Antenas em altura baixa

As antenas devem sempre estar em uma altura adequada para a propagação do sinal de internet. Em muitos casos, os roteadores ficam em locais baixos e em meio a outros equipamentos e mobiliários. Isso interfere na qualidade da internet no local. O ideal é que as antenas fiquem em uma altura que permita o fluxo livre na área de cobertura.

Dessa forma, preste atenção na altura das antenas do seu dispositivo de Wi-Fi e coloque-as em um local que permita o máximo de propagação possível na área em que os dispositivos são conectados para navegar na rede.

Dispositivos longe do roteador

A qualidade da internet também depende de quão longe o seu dispositivo está do roteador. Como você provavelmente sabe, os dados, na maioria dos casos, são transmitidos por cabos. Isso significa que eles devem percorrer certa distância para alcançar um ao outro. Por esse motivo, pode acontecer de a distância do computador ao servidor ser tão grande, que a qualidade da internet é prejudicada.

No caso do uso de roteadores, tenha em mente que os dados viajam por sinal propagado pela antena do dispositivo. Se você encontrar dificuldades na velocidade da sua internet, tente se aproximar mais do aparelho. Existe alta probabilidade de que, rapidamente, tudo volte ao normal e você desfrute de uma conexão rápida e eficiente.

Outro ponto importante numa rede sem fio é atualizar os drivers da placa de rede, pois talvez o software do seu hardware esteja desatualizado.

Antenas fracas

Se sua internet funciona por meio de antenas, elas precisam ser de alta qualidade. Afinal, elas que recebem e retransmitem o sinal. Isso se aplica tanto à internet via rádio (antena externa) quanto no uso do roteador. Nem sempre ter várias antenas ligadas a um dispositivo é sinal de boa transmissão de sinal.

Antenas fracas tendem a reduzir ainda mais a velocidade da conexão, caso ela já não seja tão boa. A melhor solução é trocar as antenas por outras mais potentes. A maioria dos dispositivos de roteamento permite essa substituição, para que o usuário consiga potencializar a propagação do sinal.

Assim, se você sentir que a qualidade da internet está caindo em uma conexão com fio, verifique o estado dos cabos. Lembre-se de que o dano pode ser invisível a olho nu e nem sempre causa total perda de conexão. Quando você perceber que a conexão com a internet para o seu computador diminui repentinamente, comece substituindo o cabo de rede. A fibra óptica se apresenta como uma excelente opção, reduzindo custos, aumentando a qualidade e a resistência.

Agora que você sabe os principais motivos que afetam a qualidade da internet, compartilhe esse post nas redes sociais com seus amigos. As informações também podem ajudá-los. Até a próxima!