Com a popularização da internet e o surgimento de novas tecnologias, os jogos online têm se tornado uma tendência entre todos os usuários da rede. Se esse é o seu caso, é importante saber que, para ter uma boa experiência nessas plataformas, é fundamental ter um plano adequado de internet para jogar online.

O tipo de plano de navegação é importante para garantir que a prática seja feita sem problemas, como atrasos no carregamento das funções, ou LAGS, bem como a perda de partidas pela instabilidade da rede. Isso porque, normalmente, plataformas de jogos online demandam alta velocidade de internet, boa estabilidade e qualidade para performar adequadamente.

Além disso, muitos jogadores gostam de fazer lives nas redes sociais e manter outras plataformas e sistemas online, fazendo uso conjunto da rede de internet. Por isso, é importante saber avaliar todo o consumo para escolher um plano correto e suficiente para a residência.

Pensando nisso, colocamos abaixo o que é necessário avaliar ao contratar um plano de internet para jogar online, facilitando esse processo para você. Confira!

Velocidade

O primeiro item que deve ser avaliado na escolha da internet para jogar online é a velocidade. Ela é separada em dois tipos: de download, que diz respeito ao quão rápido dados são baixados no dispositivo, e a de upload, que indica o quão rápido eles são enviados à rede pelo usuário.

Para jogar, são usadas as duas velocidades e ambas devem ser de qualidade, suficientes para que os jogos não travem e aconteçam em tempo real, conforme a partida acontece na rede. Para se ter ideia, o jogo Street Fighter consome, em média, 2 Mb de upload e 1,7 Mb de download em um minuto de jogo, ou seja, uma rede de 5 Mb seria suficiente para atender a demanda tranquilamente.

Entretanto, é importante lembrar que uma rede de internet normalmente não é unicamente dedicada à prática de jogar online, ela é usada para diversas outras atividades e pelos demais residentes. Neste sentido, é necessário avaliar o quanto será consumido no total para uma escolha adequada.

Ping

Outro fator que deve ser levado em consideração no processo de escolha é o Ping. Ele é entendido como o tempo que um dado leva para sair de um dispositivo conectado na rede, chegar no servidor e retornar, ou seja, ele define o quão rápido os comandos de jogos são recebidos e atendidos. 

Por esse motivo, quanto menor o Ping, melhor será a experiência no jogo online. Normalmente, quando os servidores são localizados em pontos distantes, como outros países, o valor tende a ser maior, uma vez que a distância entre os pontos aumenta. 

Para ficar mais claro, o Ping é medido em milissegundos, assim, um valor de 200 representa um atraso de 0,2 segundo no jogo. Apesar de parecer pouco, pode fazer muita diferença em ambientes virtuais, com múltiplos jogadores.

Estabilidade

Se você tem internet em casa, provavelmente já teve momentos em que ela falhou e parou de funcionar, não é mesmo? Quando isso ocorre constantemente, significa que sua rede é instável, o que não é adequado para jogar online — nem para fazer qualquer outra atividade conectado.

Oscilações fazem parte da transmissão de dados da rede, porém, isso não pode se tornar algo comum. O ideal é que interferências e interrompimento da internet ocorram apenas para manutenções ou em casos adversos, como durante uma tempestade.​

Plano de internet

Os três itens anteriores devem ser avaliados dentro de um plano de internet, oferecido pelos diferentes provedores disponíveis no mercado. Normalmente, as opções apresentam apenas velocidade de download e upload, sem informar com clareza o Ping médio ou os dados da estabilidade da rede. 

Dessa forma, é importante buscar referências e indicações sobre a qualidade do serviço prestado pelos provedores escolhidos como boas opções para o serviço. A internet é um ótimo ambiente para isso, confira páginas de avaliação e também as redes sociais das empresas.

Além disso, é necessário avaliar os outros componentes garantidos no plano, como suporte, custos adicionais de instalação, equipamentos oferecidos — como roteador Wi-Fi e cabeamento. Todos esses fatores impactam no custo do serviço e experiência de navegação.

Tecnologia 

A tecnologia oferecida pela empresa também é algo a ser avaliado no processo de escolha da internet para jogar online. Existem diferentes tipos de internet — como a via rádio, cabo, satélite e fibra óptica — cada uma com seus benefícios e limitações.

Dentre elas, a fibra óptica é a mais moderna e oferece melhores opções de velocidades, estabilidade e segurança na rede. Por esse motivo, ela é mais buscada como opção de internet para jogar online, uma vez que promete uma experiência de maior qualidade aos usuários.​

Custo-benefício

Por fim, ao selecionar um plano de internet, é indicado optar por aquele que apresenta melhor custo-benefício, ou seja, a opção que garante melhor benefício com o mesmo valor. Neste sentido, em vez de contratar um plano de 30 Mb por R$150,00 por ser o de menor valor, você pode optar por um de 100 Mb por R$190,00 e ter uma experiência de maior qualidade — fazendo a divisão, o valor do Mb é menor no segundo caso, apesar de o total ser maior.

Use essas informações para avaliar as opções do mercado e escolher o melhor plano de internet para jogar online e realizar as demais atividades na sua residência. Não se esqueça de considerar que a rede é de uso coletivo e o consumo total deve ser considerado nesta decisão — assim, se existem dois jogadores na casa, uma rede de 5 Mb não é suficiente, é preciso dobrar esse valor.

Além disso, é indicado dar preferência por um provedor local, garantindo que seu atendimento seja direcionado para as necessidades da sua região e o contato possa ser feito de uma forma mais próxima. A estrutura apresentada por esses fornecedores também tende a ser de melhor qualidade e gerar maior satisfação para seus clientes.

E aí, o que achou das dicas do post? Acha que agora você vai encontrar um plano de internet para jogar online sem problemas? Deixe seu comentário aqui para a gente!