O uso de serviços na internet é cada vez mais comum, inclusive para realizar transações financeiras — por meio de sites e apps de bancos. Entretanto, assim como qualquer ação feita de forma conectada, é importante saber como usar internet banking com segurança para não ter problemas.

Apesar de toda a praticidade oferecida, o internet banking também apresenta alguns riscos para os usuários mais desatentos, que não adotam medidas de segurança durante a navegação na internet. Casos de golpes, fraudes ou roubo de informações são recorrentes e podem gerar muita preocupação.

Pensando nisso, reunimos abaixo as principais dicas de como usar internet banking com segurança, evitando que esses problemas aconteçam com você. Acompanhe!

Dê preferência para o smartphone ao usar internet banking

Os aplicativos ou sites bancários permitem que os usuários façam diversas transações de forma remota, sem que seja preciso ir até uma agência e enfrentar horas de fila. O melhor é que se trata de um serviço oferecido de forma gratuita, ou seja, a comodidade vem sem custo. 

O uso do internet banking pode ocorrer por meio do site do banco, de numa plataforma digital ou de um aplicativo móvel, instalado e gerido pelo próprio usuário no smartphone. O ideal é dar preferência para a segunda opção, devido à segurança.

Isso porque os navegadores de computadores ou do próprio smartphone são mais suscetíveis a ataques de vírus, malware e spyware, que capturam dados do usuário durante a navegação (inclusive os financeiros). Os aplicativos apresentam barreiras de proteção que impedem que isso aconteça.​

É indicado que, ao usar o internet banking, você tenha um smartphone compatível com o aplicativo disponibilizado pelo seu banco nas ferramentas de aplicações comuns — como Play Store ou Apple Store. 

Verifique o endereço do site no navegador​

Caso precise utilizar o internet banking pelo navegador, basta seguir algumas recomendações que aumentam a segurança da prática. A primeira é: sempre verifique se o endereço do site é o oficial do banco, confirmando todos os caracteres fornecidos pela instituição.

Um golpe muito comum na internet é a criação de páginas idênticas às das plataformas do banco, com endereços de URL muito similares, que têm como objetivo enganar os usuários. Assim, as pessoas fornecem os dados de suas contas e as respectivas senhas sem se preocuparem. 

Para saber se o site é realmente confiável, observe se ele começa com “https://” e apresenta um cadeado fechado no canto esquerdo da barra, antes da URL. Por fim, é indicado tomar cuidado com extensões de navegadores. Instalados para facilitar atividades, eles podem conter um spyware capaz de capturar os dados do usuário.

Confira seu nome antes de colocar a senha

Além da URL da página, é importante conferir suas informações de perfil antes de colocar a senha e acessar a plataforma do internet banking. A apresentação dos dados é feita justamente para que o usuário reconheça sua conta e tenha a certeza de que está em um ambiente oficial.

Os aplicativos móveis também apresentam informações de perfil e alguns até permitem o uso de fotos para a página de login. Portanto, é indicado conferir os dados em todos os acessos feitos por esse tipo de dispositivo.

Utilize senhas complexas

A definição de senhas pode ajudar a aumentar a segurança no uso do internet banking. Quanto mais complexas foram as combinações, maior será a dificuldade dos hackers em decifrá-las. Sendo assim, é indicado evitar datas comemorativas, aniversários e sequências numéricas, como 1234 ou 1111.

Além disso, fazer a atualização da senha de forma periódica é uma boa prática para garantir mais segurança aos dados de acesso do usuário. Essa dica é válida para qualquer combinação, não apenas para o internet banking.

Use chave de segurança ou token

Outra maneira de realizar transações financeiras com menos riscos é utilizando uma chave de segurança (ou token). Trata-se de combinações numéricas enviadas de forma automatizada pelo banco para o acesso ao internet banking.

A prática dificulta o roubo de dados e limita o uso das informações capturadas, uma vez que a senha muda constantemente e só é válida por um curto período de tempo.

Tome cuidado com links recebidos por e-mail

Uma das práticas mais adotadas para coletar dados de usuários na internet é chamada de phishing. Basicamente, ela consiste no envio de e-mails falsos com um link direcionando a uma página fraudulenta ou que instala malware nos dispositivos.

Para atrair os usuários, o conteúdo tenta simular uma empresa conhecida, trazendo sua identidade visual (como a de um banco). Os dados são solicitados em troca de algo ou sob um tipo de ameaça, como cobrança em atraso. ​

Evite computadores compartilhados ou redes públicas

Embora sejam de fácil acesso e muito úteis em diversos momentos, os computadores compartilhados ou as redes de Wi-Fi públicas devem ser evitadas durante o acesso ao internet banking. A dica vale inclusive para quando as navegações ocorrem a partir de aplicativos móveis.

Isso porque tais computadores normalmente têm programas instalados para acompanhar e, muitas vezes, gravar o que o usuário faz — até mesmo dados digitados. Portanto, as senhas e informações bancárias podem ser acessadas por terceiros.

Além disso, as redes públicas não apresentam muitas proteções e são mais suscetíveis a golpes ou capturas de informações.​

Instale um antivírus de qualidade

Por fim, um dos cuidados mais importantes para garantir a navegação segura é usar um antivírus de qualidade em seus dispositivos. A ferramenta funciona como uma barreira que protege o aparelho e seus sistemas, identificando possíveis malwares ou ameaças e permitindo a eliminação de cada um deles.

Quando o internet banking é utilizado no dispositivo, o ideal é escolher uma ferramenta conhecida e adquirir um pacote mais completo de proteção, não ficando apenas com a versão gratuita. Isso porque a segurança é mais garantida, com funcionalidades avançadas para uma navegação tranquila.

Depois de todas as informações acima, fica evidente que proteger sua rede e adotar medidas de segurança são cuidados fundamentais para usar internet banking sem problemas. Por isso, não deixe de colocar em prática as dicas apresentadas, combinado?

Agora que você já sabe como usar internet banking com segurança, confira 4 dicas para proteger seus dados pessoais na rede e reduzir ainda mais as chances de ter problemas com pessoas mal-intencionadas!