Você provavelmente já ouviu falar de alguém que caiu em um golpe online ou teve problemas com vírus, certo? Com o aumento do acesso à rede, através de computadores, celulares e outros dispositivos no dia a dia das pessoas, a necessidade de pensar em segurança na internet é cada vez maior.

Assim como os benefícios e facilidade do mundo online, os riscos são diversos, até mesmo para usuários mais básicos, que usam apenas as redes sociais e e-mail. Problemas com falsos boletos, instalação de vírus e keyloggers — aplicativos que gravam e copiam seus dados do dispositivo, capazes de roubar senhas e informações bancárias — estão cada vez mais comuns na rede.

Pensando nisso, listamos 10 dicas que você pode seguir para aumentar sua segurança na internet e não ter esse problema! Confira:

1. Evite anúncios suspeitos

A primeira dica é evitar anúncios suspeitos, tanto no navegador quanto em redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Muitas pessoas mal-intencionadas criam sites e páginas que oferecem produtos e ofertas em ótimo preço, mas, na verdade, são golpes.

Uma prática comum são os sites encontrados em anúncios do Google, aqueles primeiros links que aparecem numa busca. Muitas vezes, são páginas falsas que copiam alguma operação e cobram um valor a mais para isso. Por exemplo, existem páginas criadas que vendem ingressos de shows com um custo maior do que o do site oficial, pessoas desinformadas acreditam que aquele é o valor real e acabam comprando, o que pode ser um golpe ou apenas a operação real, porém, mais cara. 

Outro risco são os anúncios nas redes sociais oferecendo produtos grátis, amostras, brindes ou itens com uma super promoção. Essas ofertas, na maioria das vezes, são ciladas criadas para capturar seus dados, como e-mails, telefone, endereço e outras informações usadas para ataques e roubos de identidade. Eles também são usados para que você realize uma compra mínima para “ganhar” um ótimo prêmio — o que é outro golpe.

2. Cuidado com conteúdos de e-mail

O e-mail ainda é muito usado para ações criminosas, como envio de SPAM e mensagens falsas, como boletos de bancos e solicitação de cadastros, que são apenas tentativas de captura de dados para aplicação de golpes. 

Felizmente, os provedores de e-mail estão cada vez mais potentes na identificação de conteúdos de risco. Portanto, evite clicar em mensagens que foram direcionadas para SPAM, uma vez que foram consideradas perigosas pelo provedor.

Outra dica é se atentar ao conteúdo anexo de e-mails vindos de desconhecidos. Normalmente, são vírus e malwares que prejudicam seu dispositivo e podem capturar suas informações. Caso seja algo que você deseja abrir, o ideal é usar um antivírus para avaliar o arquivo e identificar se a operação é segura.

3. Tenha um bom antivírus

Uma das dicas mais simples e práticas é ter um antivírus instalado em seus dispositivos, principalmente computadores, como notebooks e desktops. Esses programas são capazes de identificar a entrada de arquivos nocivos ou suspeitos em seu dispositivo, indicando quando é necessário removê-los. 

Além disso, eles oferecem segurança na internet durante sua navegação, avaliando o conteúdo de websites e programas usados, indicando riscos para seus acessos. 

Muitos computadores já possuem um antivírus padrão instalado, totalmente gratuito. Aos usuários que não fazem muita navegação, essa opção é suficiente para manter o dispositivo seguro, porém, em casos de internautas mais frequentes, talvez seja indicada a compra de um antivírus mais potente.

4. Troque sua senha periodicamente

Outra forma de aumentar sua segurança na internet é por meio da troca de senhas de forma periódica. A prática não agrada muito, uma vez que será necessário decorar a nova senha e mantê-la num local seguro, porém, é sempre bom garantir que ninguém tenha acesso ao seu conteúdo pessoal.

Além disso, o risco é maior quando seus dados ficam salvos no navegador. Portanto, lembre-se sempre de deslogar de suas contas ou redes sociais ao usar um computador portátil e limpar seu histórico de navegação periodicamente.

5. Atenção aos downloads

Atente-se a downloads de arquivos e softwares feitos na internet. Muitos desses conteúdos possuem vírus e malwares que são instalados em seu dispositivo em conjunto com o que você queria baixar.

Para evitar esse tipo de problema, é indicado usar apenas sites de confiança ao realizar o download de softwares e sistemas. Sites piratas, normalmente, possuem um risco alto de conteúdo malicioso.

6. Bloqueie pop-ups

Sabe aquelas caixinhas que aparecem em vários sites que você acessa, solicitando a ativação de notificações e captura de seus dados de navegação? São chamadas pop-ups e, em alguns casos, podem distribuir malwares ou phishing no seu navegador. 

O ideal é configurar seu computador para bloqueá-los e, ao acessar um site de confiança, caso queira, você pode ativá-los manualmente. O procedimento é simples e evita vários problemas na sua navegação.

7. Tenha mais atenção ao acessar redes públicas de Wi-Fi

Atualmente, é comum encontrar estabelecimentos, como restaurantes e bares, que oferecem rede Wi-Fi gratuita. Saiba que ela não é tão segura quanto uma rede privada, sendo mais fácil para pessoas mal-intencionadas capturar seus dados.

Portanto, caso queira acessar dados confidenciais, como seu banco ou informações de trabalho, use seu celular como um roteador Wi-Fi e compartilhe os dados por ele, transformando a rede aberta em privada e limitando o acesso apenas para seus dispositivos.

8. Realize operações mais importantes em um computador

Apesar da facilidade de usar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para qualquer tipo de operação, o mais indicado é realizar as mais importantes, como compras e acesso ao banco, usando um desktop ou notebook.

Esses aparelhos possuem um antivírus mais poderoso e seus navegadores são capazes de identificar se as páginas acessadas online são reais ou não. O uso de aparelhos móveis não permite essa verificação, o que aumenta os riscos dessa operação.

9. Assista vídeos apenas em sites conhecidos

Uma das práticas mais comuns na internet é o acesso a vídeos, porém, o ideal é que ela seja feita em sites conhecidos, como o YouTube ou plataformas de streaming, como o Netflix

Muitas pessoas acabam optando por sites piratas para ver séries e filmes, uma vez que eles oferecem o conteúdo de forma gratuita. Porém, na maioria das vezes, é necessário atualizar plugins e baixar programas que possuem malwares para seu dispositivo.

10. Mantenha seus sistemas atualizados

Por fim, apesar de ser uma prática chata, é preciso manter seu sistema operacional e antivírus atualizados. Dessa forma, o dispositivo recebe os pacotes mais avançados de proteção. Atualmente, é possível configurar tanto sistema operacional quanto antivírus para atualizações automáticas, porém, é sempre bom checar periodicamente e garantir que tudo está atualizado.

Usando essas dicas você garante uma experiência mais segura e mais rápida na internet, não tendo problemas e dores de cabeça causados por vírus e pessoas de má índole que atuam nesse meio.

Agora que você já sabe como navegar com mais segurança na internet e não ter nenhum problema, veja esse outro artigo com tudo que você precisa saber sobre internet atualmente!