A internet é o principal veículo de comunicação quando o assunto é transmissão de dados. Atualmente, a tecnologia nos proporciona várias formas de conexão, como a internet via rádio, satélite, telefone, fibra óptica, entre outras. Essas são maneiras não só de conectar, mas de facilitar a vida dos usuários.

Contudo, quando o assunto é funcionamento, há muitas dúvidas a respeito dos prós e contras envolvidos em cada modelo. Neste texto, você vai conhecer um pouco sobre a conexão via rádio. Confira agora!

Funcionamento da internet via rádio

Na internet via rádio, torres distribuídas em determinados pontos, preferencialmente em locais altos, têm a função de transmitir sinais dos provedores.

Para receber a conexão, uma antena instalada na casa do usuário fica responsável por captar o sinal emitido pelas torres. É necessário que essa antena seja colocada em um ponto que apresente visibilidade entre a torre de transmissão e obseu receptor para que a troca de informações aconteça.

Assim, de forma a fazer com que o sinal de rádio seja convertido em internet, a antena deve ser conectada a um modem. Esse equipamento transforma o sinal e o envia para a placa de rede do computador.

O provedor deve ter várias torres para que o fornecimento de internet via rádio seja efetivo. Elas são distribuídas nos locais em que vai operar os serviços e cada uma fica responsável pela transmissão a uma parte da cidade ou região. Ressalta-se que a distribuição inadequada pode acarretar perda de sinal devido a interferências.

Legislação sobre esse modelo de internet

Os serviços voltados para internet via rádio devem ser prestados conforme dita a resolução 272, de 09 de agosto de 2001, do Regulamento de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Tais serviços também devem ser resguardados pela licença de SCM ATO N° 633/2009, de 02 de março de 2009.

Isso quer dizer que, quando um provedor conta com a licença, ele deve perfazer todos os requisitos legais que a Anatel exige para esse tipo de serviço. Dessa forma, ele cumprirá as exigências técnicas para a prestação da atividade, além de fornecer um serviço de qualidade de acordo com a resolução. Assim, quem contrata internet via rádio deve observar se o provedor possui a licença SCM.

Prós

Confira, a seguir, algumas das vantagens apresentadas pela internet via rádio.

Cobertura

Por causa do uso conjunto de antenas, as conexões são capazes de cobrir uma grande área, fazendo com que a internet alcance locais afastados. Na cidade, a conexão por rádio pode suprir bairros que a rede por cabo ou fibra óptica ainda não alcançou.

Manutenção

Quando instalada de forma correta, esse tipo de internet necessita de pouca manutenção, além de não sofrer com problemas comuns da internet cabeada, como furtos ou danificações nos cabeamentos.

Sem telefone ou TV

O seu funcionamento se dá de forma independente, uma vez que a internet via rádio não precisa da instalação de telefone ou TV. Assim, não existe a necessidade de pagar por um serviço extra que talvez não seja necessário.

Contras

Mesmo com as suas vantagens, esse tipo de internet apresenta desvantagens consideráveis. Conheça algumas delas.

Instabilidade

A instabilidade é um problema bastante comum entre os usuários de internet via rádio, visto que esse modelo trabalha com ondas eletromagnéticas, o que faz com que a conexão apresente alguns erros. Logo, assim como a TV por satélite, a conexão via rádio pode ficar instável em dias chuvosos, ocorrendo quedas ou perda de pacotes.

Vários fatores podem afetar a qualidade da conexão, como o equipamento utilizado e a distância entre as antenas do cliente e do provedor. Assim, é preciso observar se as antenas não estão instaladas em um local que gera muitas interferências.

Velocidade

Provedores que oferecem conexão acima de 20 MB são mais direcionados para o uso comercial. Para clientes físicos, as velocidades costumam ficar em torno de 1 MB e 10 MB. Por conta disso, para quem deseja fazer download ou streaming, a internet via rádio talvez não seja a mais indicada.

Valores

O valor também é uma questão que pode interferir na escolha por esse tipo de conexão. Isso porque, de modo geral, o custo de MB/s pode ser mais alto do que o cobrado por provedores de fibra óptica, por exemplo. Em alguns casos, existe o custo de instalação e a necessidade de comprar equipamentos por fora.

Internet via rádio ou fibra óptica?

A conexão por fibra óptica não transmite dados do mesmo modo que os cabos convencionais. Para que haja maior velocidade no processo, todo o sinal é transformado em luz com a ajuda de conversores integrados aos transmissores.

O cabo de transmissão é criado por meio de um processo em que são usadas diversas camadas de materiais isolantes, refletores, fios de aço e plásticos. Isso acaba garantindo que o fio tenha maior robustez e mais proteção contra possíveis interferências.

Isso faz com que a velocidade de transmissão seja muito superior quando comparada com a conexão via rádio. Além do mais, a fibra óptica envia dados e voz em longas distâncias com muito menos perda de sinal e maior qualidade.

Ambas as conexões são viáveis para o consumidor, contudo, é possível perceber que a fibra óptica apresenta maior destaque quando o assunto é internet. Com ela é possível navegar, baixar músicas, programas, filmes e outros arquivos com bastante velocidade e estabilidade. Esse modelo de internet também chama muita atenção por oferecer um custo bem menor de manutenção a longo prazo e maior resistência a interferências externas.

No entanto, antes de optar por internet via rádio ou fibra óptica, é preciso tomar algumas precauções. Verifique no histórico se a empresa na qual você está interessado conta com o registro da Anatel. Converse também com outros usuários para identificar se existem problemas corriqueiros como lentidão, instabilidade, entre outros.

Embora a conexão por fibra óptica seja mais indicada, em determinados lugares, a única solução ainda é a internet via rádio. Por isso, busque saber sobre o assunto e escolha aquela que melhor atenda às suas necessidades.

E aí, o que achou deste post? Quer saber mais sobre o assunto? Veja agora as vantagens da internet de fibra óptica!