Muitas pessoas acham que, para aumentar a velocidade da conexão com a internet, é preciso contratar um plano mais rápido. No entanto, existem outras formas de otimizar isso sem ter de procurar um plano mais caro e com mais banda, uma vez que algumas técnicas e softwares são capazes de otimizar sua conexão.

Melhorar a qualidade da rede do assinante pode estar ligado a vários fatores que envolvem desde dispositivos até infecção por malwares. Alguns ajustes de software e hardware podem auxiliar na melhoria do desempenho e é justamente isso que vamos abordar neste texto.

Sendo assim, preparamos este post para que você conheça 9 dicas de como aumentar a velocidade de sua internet. Confira agora!

1. Verifique primeiro o seu hardware

Antes mesmo de iniciar uma reclamação com a provedora de internet, procure reiniciar o seu modem e roteador, pois o problema pode estar aí. Para isso, desconecte-os da tomada e reconecte-os cerca de 20 segundos depois.

Os roteadores apresentam várias configurações, conforme o seu modelo. Alguns, inclusive, contêm maior quantidade de antenas, pois elas nem sempre são aparentes, já que melhoram o tráfego de informações, aumentando os pontos de transmissão e recepção. Os aparelhos de melhor qualidade responderão por maior amplitude de sinal.

Além do mais, é interessante verificar se há precisão de uma troca de roteador, já que isso pode melhorar bastante a qualidade do seu sinal.

2. Posicione bem seu equipamento para melhorar a velocidade da conexão

Vários fatores físicos podem causar interferência na qualidade do seu sinal Wi-Fi. Entre eles, destaca-se o mau posicionamento do seu equipamento e as paredes grossas entre o roteador e os dispositivos conectados. Vidros e espelhos d’água também são capazes de atrapalhar essa conexão.

Assim, para solucionar esses problemas você deve instalar o roteador em um ambiente elevado e de preferência em uma região central da sua casa, para que ele possa distribuir de forma uniforme o sinal nos variados pontos da residência.

3. Verifique se algo está consumindo sua conexão

Programas para download de arquivos torrent costumam gastar bastante banda larga, mesmo estando em background no seu sistema. Mesmo que você não esteja fazendo download, os arquivos que você já baixou ficam sendo semeados para outros usuários, causando prejuízos na velocidade da conexão.

Outra questão que prejudica a velocidade da sua internet, consumindo sua banda, são os malwares. Sendo assim, mantenha sempre seu antivírus atualizado para que ele possa detectar alguma infecção em seu computador.

Computadores, celulares e videogames também atrapalham a conexão, visto que eles fazem atualizações em segundo plano. Sendo assim, mantenha sempre seu antivírus atualizado para que ele possa detectar alguma infecção em seu computador.

4. Realize uma limpeza em seu navegador

Durante o uso do dia a dia, os navegadores de internet vão acumulando uma grande quantidade de dados. Esses arquivos, geralmente, sobrecarregam o programa, fazendo com que ele tenha uma resposta mais lenta.

Desse modo, para realizar essa limpeza é preciso apenas localizar a aba de ferramentas do seu navegador e selecionar a opção “excluir histórico recente”. Uma janela se abrirá e fornecerá uma variedade de opções a serem apagadas, tais como páginas visitadas, cookies, cache e downloads feitos. Selecione as opções que você deseja excluir e clique no botão para efetuar o processo.

5. Remova barras de tarefas e add-ons de seu navegador

Alguns navegadores, como o Mozila, Firefox e o Google Chrome, apresentam uma grande biblioteca de add-ons. Com o tempo, alguns desses aplicativos que funcionam a partir desses navegadores também podem sobrecarregar seu computador, causando um maior consumo de memória RAM. Dessa forma, procure desinstalar essas ferramentas, bem como as barras de tarefas que você não utiliza.

Para isso, procure pela aba “extensões” dentro das configurações de seu navegador e desative ou exclua o que não for do seu uso.

Uma outra dica é iniciar o navegador em modo anônimo, sem nenhum aplicativo em funcionamento, a fim de chegar se algum deles está afetando a conexão.

6. Desfragmente seu HD

Essa ação busca aliviar um pouco o seu computador. Ou seja, quanto mais fragmentado ele estiver, maior será o tempo para ele rodar softwares e, por conseguinte, mais tempo levam para serem executados.

Essa prática feita de tempos em tempos faz uma grande diferença na hora de acessar a internet, como também no desempenho da sua máquina. Fazendo isso, você será capaz de aproveitar melhor a sua conexão com a rede.

7. Mantenha tudo atualizado

Essa dica para aumentar a velocidade da conexão vale não apenas para roteadores, modens e switches, mas também para todo o seu equipamento. Dessa forma, para que você saiba que o computador está operando corretamente, veja se não há muita defasagem nos softwares instalados.

Crie o hábito de verificar se existem novas versões de firmware para os componentes do seu computador, drivers etc. Também é interessante observar se há novas atualizações do seu sistema operacional, a fim de que ele esteja sempre atualizado.

8. Molde o tráfego na sua rede

Existem vários roteadores que apresentam de fábrica um recurso conhecido como Quality of Service, ou QoS. Com ele, é possível configurar todo o tráfego que passa pela rede, dando importância para certos tipos de conteúdos em detrimento de outros.

Além do mais, é possível alocar mais largura de banda para o streaming de arquivos multimídia, jogos ou programas como o Skype. Quando esses aplicativos estão ativos, outros com menor prioridade consomem menos volume de banda, a fim de não comprometer aquilo que tem maior importância para você.

A configuração do QoS altera de fabricante para fabricante. Então, é muito difícil afirmar que ela cabe para qualquer dispositivo. O ideal é recorrer aos manuais ou o suporte técnico do fabricante do seu roteador.

9. Faça a medição do seu sinal de Wi-Fi

Há diversas ferramentas disponíveis gratuitamente, tanto em websites quanto na forma de aplicativos para cumprirem com essa função. Uma boa opção para realizar esse tipo de medição é utilizar o aplicativo WiFiAnalyzer, que é capaz de mensurar como está o seu sinal de Wi-Fi.

Então, após colocar em prática o que foi dito ao longo do texto, faça uma análise de como está a velocidade da sua internet para saber se houve boas mudanças.

Enfim, manter uma rede doméstica pode dar muito trabalho, uma vez que sempre aparece algo que interfere no bom funcionamento da velocidade da conexão. Até mesmo novos dispositivos conectados a ela podem estar causando a lentidão indesejada e, por isso, é interessante observar se sua internet atende bem tudo que está ligado a ela.

E aí, gostou deste post? Siga nossas nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn) e fique por dentro de assuntos como este!