Com a tecnologia cada vez mais acessível, veloz e cheia de oportunidades, vem crescendo o número de pessoas que enxergam a chance de trabalhar de forma fixa ou fazer uma renda extra na internet. Essas oportunidades existem e estão cada vez mais variadas, tornando o sonho de viver somente da web cada vez mais palpável.

É possível começar a ganhar dinheiro do zero, apenas com algumas habilidades, como a escrita ou a fotografia. Há também a chance para quem tem produtos usados ou novos para vender, seja em uma loja virtual própria, seja por meio de um marketplace público.

Neste post, vamos conhecer as principais formas de ganhar dinheiro na internet, bem como algumas plataformas interessantes e seus requisitos. Confira!

1. Faça da internet o seu ponto de vendas

Uma das formas mais tradicionais de ganhar dinheiro na internet é com as vendas de produtos digitais ou físicos. Não à toa, muitas das empresas do varejo, que tinham como base apenas as lojas físicas, estão investindo pesado na área de e-commerce.

Para fazer dinheiro vendendo produtos, você pode criar uma loja virtual própria, com um design exclusivo. Nesse cenário, você ganha em exclusividade, mas toda a parte de divulgação e marketing ficará por sua conta, o que pode fazer com que você tenha um gasto excessivo e perca o foco.

Outra forma de vender os seus produtos é utilizando um marketplace público, como Facebook, Enjoei, Mercado Livre e OLX. A vantagem de negociar nesses marketplaces é que seu produto será avaliado pelo algoritmo e exibido para potenciais compradores. Além disso, em todos eles, você terá a possibilidade de trabalhar com produtos novos e usados.

Se seu objetivo é fazer uma renda extra, por exemplo, uma boa solução é encontrar objetos em sua casa, que você não utiliza mais, e vendê-los. A OLX, por exemplo, conecta vendedores e compradores por região, ou seja, facilita a venda e reduz burocracias com entregas.

2. Venda imagens

Você é um bom fotógrafo? Não deixa uma imagem boa passar sem dar um clique? Então, essa pode ser a saída para ganhar uma renda extra na internet. Há vários sites que fazem a intermediação entre quem quer comprar fotos e quem vende. São os chamados bancos de imagens.

Em alguns desses sites, a comissão sobre as vendas das fotos pode chegar a 60% do preço da venda. Essas plataformas também podem ser utilizadas por ilustradores e designers gráficos, que criam imagens vetoriais. Entre os principais bancos de imagens, podemos destacar:

3. Seja um redator freelancer

Com a internet cada vez mais povoada, cresce a demanda por conteúdo de qualidade. Nesse cenário, os tradicionais blogs continuam sendo o carro-chefe das estratégias de atração das empresas.

Como nem toda empresa pode dividir a atenção entre a sua atividade principal e o marketing, muitas têm buscado redatores freelancer para alimentar os seus blogs, newsletters e ebooks.

Apesar de ser uma atividade profissional mais comum para quem é da área de comunicação social ou letras, há redatores especialistas formados nas mais diversas áreas e que encontraram na escrita uma excelente oportunidade de trabalhar ou ganhar uma renda extra na internet.

Para encontrar trabalho, você pode entrar em grupos especializados no Facebook ou em sites que fazem a intermediação entre freelancers e contratantes. Entre esses sites, podemos destacar:

  • 99Freelas;
  • Freelancer.com.br;
  • Rock Content;
  • Contentools;
  • Workana.

4. Crie um curso online

No tópico anterior, falamos que especialistas em um determinado assunto podem se tornar redatores. Mas há outra forma de ganhar dinheiro com sua especialidade: com a venda de cursos online. Aqui, além da habilidade de escrita, você terá que ter uma boa didática e um bom planejamento para criar aulas produtivas e interessantes.

Estamos falando de um mercado tradicional da internet e que vem ganhando cada vez mais força. Isso porque as pessoas passam muitas horas on-line, a maioria em busca de conhecimento ou novas habilidades.

O mais interessante de vender cursos na internet é que você pode contar com plataformas prontas para ajudar na divulgação e na produção do conteúdo, como a Hotmart, que tem um vasto material para ensinar a criar um curso de qualidade e a vendê-lo. Além disso, a plataforma mostrará o seu produto para os afiliados, que são pessoas que ganham dinheiro na internet vendendo produtos de terceiros em troca de uma comissão.

5. Trabalhe como afiliado

Se você não tem uma especialização para criar um curso online nem um produto próprio para vender, não desanime! Existem pessoas que produzem cursos online ou têm produtos em estoque. Elas estão apenas à espera de vendedores para impulsionar as suas vendas.

Se você gosta de escrever, pode criar um blog e utilizá-lo como ferramenta de vendas de um curso ou produto, digital ou físico. Ainda pode explorar uma área que seja de seu interesse ou visitar um site de vendas de afiliados, como o Hotmart, analisar os produtos com maior potencial e criar conteúdos que se relacionem com esses itens.

Além do blog, você pode explorar as redes sociais para fazer a divulgação, como o Facebook ou o Instagram. Outra ferramenta muito utilizada por quem trabalha como afiliado é o YouTube. A técnica é parecida com o blog, você cria um canal temático, de acordo com o que quer vender, e produz um conteúdo em vídeo que possa atrair o público-alvo.

Além do Hotmart, estas são outras plataformas em que você pode encontrar produtos para vender em troca de comissão:

  • Lomadee;
  • Eduzz;
  • Awin;
  • Monetizze.

Como vimos neste post, existem várias maneiras de ganhar uma renda extra na internet, sendo que algumas nem necessitam de investimento inicial, apenas de conhecimento ou habilidade específica.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba outras dicas importantes no seu e-mail!