O YouTube foi lançado em 2004. Logo a plataforma de streaming se tornou uma impulsionadora de memes, com vídeos de crianças, animais e criação de celebridades instantâneas, que apareciam e sumiam na mesma velocidade. Não demorou muito para que as primeiras pessoas identificassem na plataforma uma ferramenta profissional. No Brasil, dois youtubers foram cruciais para a mudança de status do site: PC Siqueira e Felipe Neto. Eles deram o start para o aparecimento dos melhores canais do YouTube.

Apesar de começarem como vloggers, fazendo vídeos simples e sem grandes investimentos, PC e Felipe investiram em postar vídeos de forma periódica, o que não existia até então, e incentivaram toda uma nova geração a enxergar o YouTube de uma nova maneira. Hoje, é possível achar todo tipo de conteúdo na plataforma, de gatinhos a conteúdos profissionais dos mais variados segmentos — jornalístico, humor, educacional, entre outros.

Neste post, vamos conhecer alguns dos melhores canais do YouTube, que vão muito além do entretenimento, pois inspiram e trazem conhecimento. Quer saber quais são eles? Continue a leitura!

1. Manual do Mundo

Na infância, a maioria das pessoas adorava desmontar as coisas para saber o que tinha dentro delas ou para ver como tudo funcionava — quase sempre sem conseguir montá-las novamente. O canal Manual do Mundo traz de volta essa criança adormecida em nós. Nele, Iberê Tenório faz experiências com os mais variados materiais, desmonta itens e nos leva para conhecer fábricas dos mais diversos produtos. É um mergulho no mundo da curiosidade e do DIY — faça você mesmo.

2. Me Poupe!

A Jornalista Nathalia Arcuri fez um caminho considerado inverso por muitos: trocou a TV pelo YouTube e criou o canal “Me Poupe!”, com o intuito de dar dicas de finanças aos seus seguidores. Com uma linguagem popular e simplificando termos considerados complicados para quem é leigo no assunto, o canal cresceu consideravelmente e se tornou o maior do segmento.

A partir desse sucesso, Nathalia compilou seus conhecimentos em um livro de finanças intitulado “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”. Assim como o canal, o livro também foi uma febre e esgotou em apenas duas semanas.

3. Nerdologia

Nascido como um quadro do NerdOffice, do Jovem Nerd, o canal Nerdologia oferece aos seus inscritos uma análise científica da cultura nerd. Com a apresentação de Atila Iamarino nos episódios sobre ciência e Felipe Figueredo nos vídeos sobre História, o canal torna mais leve assuntos considerados complexos, dando um toque de cultura pop. É uma ótima oportunidade para quem quer aprender e se divertir na mesma medida.

4. Space Today

O canal Space Today veio de um blog com o mesmo nome. Editado por Sérgio Sacani, é produzido para os fãs de astronomia e astronáutica.

Nele, encontramos vídeos diários sobre o nosso universo, o que é extremamente necessário nos dias atuais, pois há muitos questionamentos rasos sobre temas complexos, capazes de criar uma legião de pessoas que acreditam que a terra é plana, por exemplo. Se você curte o assunto e quer se aprofundar mais, esse canal foi feito para você.

5. TV Oficina

Para quem está se preparando para o vestibular, ENEM ou provas do colégio, o canal TV Oficina é uma boa escolha. Ele reúne professores renomados de diferentes matérias, como Matemática, Gramática, História, Física, Química e outras. É uma boa oportunidade para os quem não tem condições de pagar um curso pré-vestibular. Na verdade, mesmo para quem faz um curso preparatório, o canal ajuda o estudante a revisar os assuntos que foram aprendidos em sala de aula.

6. Curso em Vídeo

O Curso em Vídeo é feito para quem deseja dar os primeiros passos no mundo da programação. Não importa se você é leigo, o professor Gustavo Guanabara, especialista em TI e educação a distância, oferece cursos que ensinam desde os passos mais básicos até conceitos intermediários da programação, dando uma excelente base para que você busque os materiais mais avançados e possa seguir nessa profissão.

Com uma didática excelente e uma produção superior a muitos cursos pagos, o canal se mostra extremamente importante nesse novo momento em que vivemos, de transformação digital. Se você tem interesse em conhecer o mundo da programação e quer aprender a criar sites, aplicativos e jogos, essa é uma das melhores opções para dar os primeiros passos em busca do seu objetivo.

7. Canal do Pirula

Com mais de 858 mil inscritos, o Canal Do Pirula é um dos mais populares do YouTube, mesmo com vídeos longos que tratam de temas complexos. Formado em Biologia e Doutor em Zoologia, Pirula utiliza o seu canal para desmitificar alguns tabus sobre evolução, história, ciência, religião, política e outros assuntos.

Nos vídeos científicos, Pirula usa todo o seu conhecimento para tornar temas densos mais palpáveis. Já nos vídeos de opinião, utiliza a acidez e a perspicácia para fazer com que o inscrito reflita sobre o tema abordado.

Das várias séries criadas pelo canal, podemos destacar duas. A primeira é a P.C.R.Evo — Principais Confusões com Relação a Evolução — que traz vídeos sobre a evolução das espécies, alguns tratando sobre temas propostos pelos inscritos e respondendo a questionamentos. Outra série interessante é sobre a história da Irlanda, fazendo uma conexão com a Inglaterra, os Vikings e os Celtas.

8. Vida organizada

Em 2006, Thais Godinho criou o Blog Vida Organizada, aproveitando sua paixão por organização e produtividade. A ideia inicial era compartilhar dicas que ela vinha adotando com sucesso em sua rotina — antes caótica, quando trabalhava em uma agência de publicidade. O que era para ser apenas um autoaperfeiçoamento, tornou-se uma especialização, pois Thais passou a ser uma pesquisadora do assunto, lendo diversos livros, tirando certificações e fazendo cursos.

O resultado de tanto empenho veio com o reconhecimento de Thais como uma das maiores especialistas em produtividade e organização no Brasil, resultando em convites para ministrar palestras, cursos e consultorias sobre o assunto. Não demorou para que ela enxergasse o YouTube como um canal perfeito para ampliar o alcance de seu trabalho e, ao mesmo tempo, compartilhar pequenas dicas com o grande público.

Esses são os melhores canais do YouTube para quem quer ir muito além do entretenimento na internet. Estamos falando de uma plataforma de streaming com milhões de vídeos dos mais diversos segmentos e nos mais variados idiomas. Se você quer aprender algo, com o YouTube, é bem provável que encontre o que está procurando.

Gostou do post? Então, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares em suas redes sociais!