Você sabia que a chuva faz com que a internet fique mais lenta? Em cenários específicos, a qualidade da web pode cair rapidamente até mesmo se o tempo ficar nublado. Para quem depende de uma conexão para trabalhar ou realizar tarefas diárias, isso pode ser um grande problema.

Se a chuva faz com que a internet fique mais lenta na sua residência, este texto foi feito para você. Continue a leitura e veja como o clima pode afetar a performance da sua internet e o que é possível fazer a respeito!

Por que a chuva faz com que a internet fique mais lenta?

Uma conexão de qualidade se tornou algo crítico para a nossa sociedade. A web é a melhor maneira de executar rotinas como o pagamento de contas e a compra de produtos. Afinal de contas, ela traz mais conveniência e qualidade para o dia a dia de todos.

Mas isso só é possível se há um acesso robusto e preparado para lidar com diferentes problemas. Se os equipamentos foram mal instalados, as mudanças no tempo podem causar interferências no envio e no recebimento de arquivos. Raios, curtos circuitos e outros tipos de fatores que causam erros no acesso serão muito mais frequentes.

A tecnologia também impacta a qualidade do acesso. Há tipos de internet que são mais suscetíveis a problemas causados pela chuva. Por isso, é sempre importante ficar atento para avaliar se a sua conexão não se enquadra neste caso.

O trabalho do prestador de serviços também influencia a sua internet. Uma conexão robusta só é possível quando há uma infraestrutura feita para lidar com fatores como acidentes e chuvas pesadas. Por isso, escolher um bom provedor é algo crítico para não lidar com cenários em que a chuva faz com que a internet fique mais lenta.

Como os diferentes tipos de internet são afetados pela chuva?

A tecnologia de internet que você contratou também impacta na qualidade da sua conexão. Cada tipo de internet é afetado de um modo diferente por fatores climáticos. Entender isso pode te ajudar a escolher um pacote de serviços mais alinhado com as suas demandas e que te garanta um sinal de alta qualidade sempre.

Veja a seguir como cada tipo de tecnologia é impactada pela chuva

Internet a rádio

A internet a rádio é um tipo de conexão que pode facilmente ser afetado por chuvas. Quando há uma grande concentração de nuvens em um determinado local, o nível de interferências eletromagnéticas também amplia. Isso prejudica a propagação das ondas de rádio, o que torna a velocidade mais reduzida e, em cenários maiores, até limitada.

Internet via satélite

Já a internet via satélite lida com os problemas da internet a rádio e o relacionado ao posicionamento dos equipamentos do provedor de internet. Neste cenário, o sinal de internet pode ter problemas para ir da central do provedor para o satélite ou do satélite para a residência do usuário.

As nuvens da chuva podem bloquear o sinal em ambos os sentidos. Como consequência, a internet ficará indisponível até que o tempo mude. Ou seja, esse tipo de conexão de internet só consegue entregar um sinal de qualidade quando há céu aberto.

Internet cabeada

As conexões de internet cabeadas enfrentam menos dificuldades em dias de chuva. No caso das tecnologias de cabeamento tradicionais, como o ADSL, os problemas estão mais relacionados aos efeitos da chuva na infraestrutura. Eles ampliam a interferência causada por fatores como a eletricidade e podem até mesmo danificar os cabos.

Em caso de chuvas muito intensas, por exemplo, galerias utilizadas para a instalação dos cabos de energia e de rede podem ficar alagadas. Dessa maneira, o cabo pode ser mais afetado pela interferência da eletricidade. Assim, o sinal de rede perderá qualidade, gerando perda de pacotes para o usuário.

Na residência do usuário, se algum fio estiver desencapado, a internet também pode cair. O contato com a água pode causar curto circuitos nos fios de telefonia durante a chuva. Em cenários graves, isso pode até causar a sobrecarga de dispositivos como modens e roteadores.

Por que a internet de fibra óptica pode ser um bom investimento?

A internet via fibra óptica ganhou o mercado pela capacidade de entregar conexões rápidas com baixo custo. Hoje, provedores que trabalham com essa tecnologia conseguem alta competitividade. Afinal de contas, o seu serviço pode lidar com serviços mais simples, como o envio de e-mail e até mesmo os que demandam mais banda de rede, como os de streaming de vídeos e jogos online.

Mas a internet por fibra óptica também pode ser utilizada para quem tem problemas causadas pelo excesso de chuvas. Os cabos desse tipo de conexão não são afetados por interferências eletromagnéticas. Isso reduz o número de fatores que pode afetar a qualidade da conexão em vários cenários.

Isso só é possível pois a fibra óptica utiliza pulsos de luz para enviar e receber dados. Ao contrário das outras tecnologias, que utilizam sinais de rádio ou pulsos elétricos, a luz pode ir de uma ponta a outra até mesmo em cenários de chuva intensa. Vale apontar, também, que os cabos são mais robustos e resistentes a danos físicos, o que limita as chances de um acidente afetar a sua internet.

Por que é importante ter um provedor de qualidade?

Ter um provedor de qualidade é um passo básico para lidar com problemas causados pela chuva. Isso vale, inclusive, para quem ainda não investiu na internet de fibra óptica. Afinal, qualquer prestador de serviços de internet pode adotar medidas que mitigam os efeitos causados por mudanças climáticas, como reforços na infraestrutura e manutenção de servidores mais próximos dos seus clientes.

O ideal, porém, é que sempre se busque um provedor de internet fibra óptica quando a chuva faz com que a internet fique mais lenta na sua residência. Essa tecnologia está mais preparada para lidar com problemas das mudanças climáticas, além de ser mais eficiente e moderna. Ou seja, você terá uma conexão robusta sempre, não só quando há um tempo fechado.

Portanto, se a chuva faz com que a internet fique mais lenta na sua casa, procure um provedor de fibra óptica preparado para lidar com as suas necessidades. Avalie planos e preços para encontrar o pacote com o melhor custo-benefício possível. Assim, você poderá ter uma conexão de internet de alta qualidade e que raramente fica indisponível!

Você tem problemas de estabilidade quando não chove? Veja no nosso blog como lidar com a instabilidade da web!