Se você tem um plano de dados móveis no celular, provavelmente uma das suas preocupações constantes é que ele dure por todo o ciclo, permitindo que você mantenha sua conexão fora de casa, certo? Para isso, é importante saber quais os aplicativos que gastam internet e o que fazer para economizar seu pacote.

Por esse motivo, apresentaremos a seguir quais são esses apps e ainda as melhores práticas para evitar que eles consumam todo o plano de dados móveis do seu celular. Confira!

Quais os aplicativos que mais gastam internet no celular?

Você certamente tem em seu celular vários aplicativos que costuma usar diariamente, mas você sabe quais deles mais gastam internet? Selecionamos a seguir uma lista com 6 dos mais conhecidos e usados. Veja!

1. WhatsApp

Considerado a segunda rede social mais usada no Brasil, o WhatsApp já se tornou uma ferramenta comum em nossa rotina. Entretanto, é importante saber que chamadas de vídeo e voz, bem como sua reprodução, podem consumir muitos dados do pacote móvel.

2. Netflix

Outro aplicativo muito utilizado no Brasil — e no mundo — é a Netflix, plataforma de streaming de vídeos que possui uma versão móvel para seus usuários, o que permite que eles assistam conteúdos no caminho para o trabalho, faculdade e outras atividades. Em contrapartida, a prática pode acabar consumindo muitos dados, afinal, são grandes arquivos de vídeos.

3. YouTube

Falando em vídeo, o YouTube é mais um aplicativo bastante famoso e muito acessado pelo público brasileiro. A plataforma, que permite que seus usuários publiquem e consumam vídeos, demanda um alto volume de dados para funcionar e, por esse motivo, pode acabar com seu plano de internet móvel rapidamente.  

4. Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo todo — e também no Brasil. Com uma linha do tempo que apresenta fotos, imagens, vídeos e mensagens de texto, ela também é uma das que mais demandam internet para funcionar e, consequentemente, acabam com o plano de dados móveis.

5. Snapchat

Outro na lista de aplicativos que gastam internet é o Snapchat. Isso porque ele permite que seus usuários façam o envio de imagens e vídeos para um perfil na rede, além de poder acessar e acompanhar o conteúdo publicado por outros membros da comunidade.

6. Instagram

O Instagram também é uma das redes sociais mais famosas do mundo todo. A plataforma oferece funções similares ao Snapchat, mas ainda conta com a possibilidade criar uma galeria de fotos pessoal, que pode ser compartilhada com outros usuários. Devido à grande quantidade de conteúdo a ser carregado, o app fica entre os campeões de consumo de internet.

Como reduzir o consumo de internet móvel?

Para evitar que os aplicativos listados no item anterior acabem com o seu pacote de dados móveis, você pode adotar algumas práticas:

  • utilize o Wi-FI sempre que possível — em casa, no trabalho, em locais públicos, na faculdade, etc;
  • desligue os dados móveis quando não estiver utilizando, assim você evita que eles sejam consumidos quando não há necessidade;
  • desative a opções de download automático de aplicativos, evitando que eles sejam realizados com os dados móveis;
  • faça downloads maiores usando o Wi-Fi — como vídeos, filmes, aplicativos e músicas;
  • desative as atualizações em segundo plano, pois elas consomem dados mesmo quando não estamos usando os aplicativos;
  • prefira utilizar apenas mensagens de texto no WhatsApp quando não estiver no Wi-Fi;
  • não assista vídeos no Facebook, deixe a publicação salva para quando estiver no Wi-Fi;
  • use outro navegador, que não seja o Google Chrome.

Fica evidente que a melhor maneira de evitar o gasto desnecessário de seu pacote de dados é priorizando o uso de redes Wi-Fi — quando disponíveis — principalmente ao utilizar os aplicativos que gastam internet assim como ao fazer downloads e atualizações. Dessa forma, os dados podem ser melhor aproveitados durante todo o ciclo do plano.

Gostou de saber sobre os aplicativos que mais consomem internet e como reduzir os gastos do seu plano de dados móveis? Então, assine nossa newsletter e receba outras dicas como essas no seu e-mail!