Não é novidade que a internet se tornou parte essencial da vida das pessoas e do funcionamento de negócios. No meio corporativo, ela precisa ser de alta qualidade para que ferramentas e profissionais trabalhem sem problemas. Por esse motivo, muitas empresas estão optando por contratar link dedicado.

Essa opção de rede oferece diversas vantagens para as empresas, como maiores estabilidade, qualidade e velocidade de navegação. Sua contratação é ideal para organizações, uma vez que garantem uma rede exclusiva para seus profissionais.

Entretanto, quando decidir por investir nesse modelo, é importante conhecer bem as características e os diferenciais do link dedicado, bem como a melhor forma de selecionar a solução ideal para cada organização, uma vez que existem diferentes opções disponíveis no mercado.

Pensando nisso, colocamos, a seguir, seis fatores que você deve considerar antes de contratar link dedicado para o seu negócio, garantindo que a prática seja feita de forma correta. Confira!

1. Velocidade da banda

Uma das principais características de um link dedicado é a garantia de alta velocidade para o negócio. Nesse sentido, é preciso avaliar qual é o serviço oferecido pelo provedor considerado, assegurando que ele atenda às necessidades de conexão da sua empresa. 

Para isso, é importante questionar sobre a velocidade oferecida, bem como fazer a análise interna da empresa para identificar qual sua necessidade atual e futura, entendendo se o plano do provedor tem capacidade de atender à sua empresa também no longo prazo.

Além disso, é indicado avaliar a assimetria das velocidades de upload e download da rede. O ideal é que o link dedicado apresente o mesmo valor para os dois, garantindo um serviço de maior qualidade para seus profissionais.

2. Tipo de tecnologia usada

Outro fator que deve ser avaliado antes de contratar link dedicado para o seu negócio é o modelo de tecnologia utilizado pelo provedor. Existem diferentes tipos de internet no mercado, com vantagens e desvantagens. Além disso, a escolha impacta diretamente na qualidade do serviço e segurança da rede.

Uma dica é optar por soluções de internet fibra óptica, considerado o modelo mais moderno, seguro e rápido disponível atualmente. Sua tecnologia garante alta velocidade de navegação e estabilidade de rede, minimizando custos e potencializando a produtividade do negócio.

Esse modelo pode ser entregue numa infraestrutura subterrânea, onde o cabeamento é feito abaixo do solo, ou de forma aérea. O segundo caso é mais comum e menos custoso, apresentando ainda bastante estabilidade para a fibra óptica.

3. Infraestrutura da empresa

Além do tipo de internet, é importante avaliar a infraestrutura do serviço oferecido pela empresa, ou seja, sua cobertura e a qualidade de materiais, equipamentos, ferramentas e profissionais que compõem seu time.

Compreender se o provedor apresenta uma boa infraestrutura, com um time de especialistas e materiais modernos e de qualidade, é importante para garantir um serviço eficiente e com menores chances de apresentar problemas.

Alguns problemas comuns causados por empresas com infraestrutura de baixa qualidade são: maior tempo para resolver chamados, erros no atendimento e danificação de equipamentos — todos eles impactam no serviço recebido.

4. Atendimento e suporte

Outra característica importante do plano de link dedicado é o atendimento e suporte exclusivos para a empresa, garantindo que qualquer problema identificado na rede ou em seus equipamentos seja solucionado com o melhor tempo possível — evitando prejuízos para o negócio. 

Por esse motivo, é fundamental questionar prazos, processos e SLAs do time de suporte e atendimento. Assim, é possível avaliar se o serviço oferecido atende às necessidades da sua empresa — negócios que funcionam durante o final de semana normalmente precisam de suporte nesse período, por exemplo.

Além disso, é importante que o provedor ofereça um ambiente digital para que a empresa possa personalizar o uso de seu link dedicado. Essa plataforma também permite que o time de suporte faça o monitoramento da rede, identificando com mais facilidade qualquer problema.

5. Custos adicionais

Normalmente, contratar link dedicado representa um investimento maior para as empresas, uma vez que é um serviço totalmente exclusivo para o negócio. Existem as taxas de instalação de equipamentos e treinamentos —, bem como de manutenção no longo prazo — atualizações, suporte cobrado, troca de equipamentos.

O ideal é solicitar essas informações em detalhes na proposta da empresa e garantir que cada uma seja apresentada no contrato. Essa prática garante que a empresa tenha mais segurança na escolha, evitando surpresas que comprometam seu desempenho financeiro.

6. Reputação do provedor

Por fim, é importante avaliar a reputação das empresas consideradas para ser seu provedor de link dedicado. Essa prática minimiza as chances de ser enganado por uma boa propaganda, assinar contratos que prejudiquem o negócio e resultem em insatisfação com o investimento realizado.

Para isso, é indicado buscar mais informações sobre a empresa no mercado, como recomendações e reclamações feitas por atuais e ex-clientes — se possível, entre em contato com essas pessoas e empresas para entender como foi o serviço prestado e se eles indicariam a contratação. Além disso, é possível encontrar processos legais em andamento contra o provedor — basta buscar nos portais oficiais.

Fica evidente que contratar link dedicado é uma ótima opção para qualquer empresa. Por esse motivo, é importante seguir as dicas apresentadas para identificar a melhor opção para o seu negócio, evitando custos desnecessários e insatisfação com o serviço escolhido.

Além disso, é indicado buscar por um provedor local, que tenha serviços e tecnologia ideais para lidar com os problemas específicos da região atendida. Nesse caso, a empresa fica mais próxima, e, assim, é fácil marcar reuniões, visitas e manutenções físicas quando necessário.

Agora que você já sabe como contratar um link dedicado de forma eficiente, acredita que é o momento de encontrar esse fornecedor para o seu negócio? Então, se você é da região dos Lagos, no Estado Rio de Janeiro, entre em contato conosco da Intnet e encontre a solução perfeita para sua empresa!