Quanto mais a gente usa a internet, mais achamos que ela poderia ser melhor. Às vezes a conexão cai no meio de um seriado da Netflix ou logo antes do prazo para mandar um e-mail para o professor. O irmão mais novo vai brincar no tablet e a chamada via Skype perde a qualidade. Carregar um simples vídeo no YouTube pode levar mais de meia hora. Para resolver tudo isso existe o link dedicado!

Imagine a RJ-124 lotada na volta do Carnaval. Ela é semelhante à conexão de banda larga mais comum no Brasil: tem muita gente usando ao mesmo tempo, o que acaba congestionando. O desempenho é melhor fora dos horários de pico, quando tem pouca gente acessando a internet. Além disso, tanto a estrada quanto a banda larga comum confiam em infraestrutura antiga, o que aumenta as chances de interrupção no serviço.

Já o link dedicado é como você ter o seu próprio helicóptero novinho. Não existe engarrafamento, já que o caminho é todo seu. Também não existem problemas com infraestrutura antiga, porque o equipamento é novo em folha. Obviamente, a velocidade é muito maior! Entenda neste artigo o que você precisa saber sobre link dedicado e suas vantagens para a internet de casa. Boa leitura!

As diferenças entre a banda larga comum e a fibra óptica do link dedicado

Os planos de internet que oferecem link dedicado utilizam a fibra óptica em vez dos cabos ADSL ainda comuns no Brasil, usados pelos provedores de banda larga. Os cabos ADSL são feitos de cobre, enquanto o interior do cabo de fibra óptica é formado por um núcleo de filamento de vidro, revestido por material isolante.

Isso ajuda a sua internet a não cair. Isso porque a transmissão dos dados via fibra óptica não sofre interferência de outros sinais eletromagnéticos e a fibra óptica não depende de eletricidade para funcionar. Você só precisa de luz na sua casa para o funcionamento dos aparelhos. A internet por link dedicado não vai cair por um pique de luz na região ou algum problema na rede elétrica.

As principais vantagens do link dedicado

1. Menor custo relacionado ao meio

A internet do link dedicado dispensa o uso do modem. O seu cabo de fibra óptica estará conectado diretamente ao seu provedor de internet, uma estrada exclusiva para os dados chegarem e saírem da sua casa. Isso também elimina a visita de técnicos de internet que solicitam a troca do modem do provedor por um modelo mais novo.

2. Velocidades iguais para download e upload

Na RJ-124 a velocidade não é a mesma para quem vai e para quem volta. Dependendo do horário e da época do ano, um dos dois sentidos é sempre mais lento. Mas, com um caminho exclusivo para você, isso não é mais problema. Tanto faz ir ou voltar, porque a estrada é só sua, não é mesmo?

Com um link dedicado ao seu provedor o caminho é livre nos dois sentidos. Isso aumenta (e muito) a velocidade do seu upload, ou seja, carregar dados na internet, postar em blogs, publicar fotos e vídeos em aplicativos e realizar videoconferências via Skype, por exemplo, se torna uma tarefa muito mais rápida.

A qualidade de arquivos como fotos e vídeos subiu muito nos últimos anos, mas a banda larga tradicional não acompanhou essa evolução. Você e sua família ganharão mais tempo com maior velocidade de upload, sendo possível fazer, tranquilamente, transmissões ao vivo nas redes sociais sem o risco da imagem perder qualidade.

3. Estabilidade para maior produtividade

A internet robusta é fundamental não só para assistir a seriados sem interrupções, mas também para manter a produtividade no trabalho. Você já deve ter experimentado a necessidade de entregar uma tarefa para a faculdade ou trabalho e, de repente, ver aquele famigerado triângulo amarelo no canto inferior direito do seu monitor, sinalizando queda na conexão. Pronto: você vai perder o prazo!

É também crescente o número de programas que rodam “na nuvem” e exigem conexão com a internet para funcionar, como é o caso do famoso Photoshop da Adobe e vários outros aplicativos de divisão de tarefas, como Slack, Google Drive e assim por diante. Em todos esses casos é importante ter uma conexão que não sofra oscilações no sinal ou caia com frequência.

A estabilidade também aumenta a produtividade ao garantir que videoconferências sejam feitas sem interrupção. Hoje em dia até entrevistas de emprego são feitas por aplicativos. Você não vai querer que a internet caia em um momento desses, não é mesmo?

4. Segurança elevada

Existem muitas formas de se proteger de hackers e vírus adotando práticas preventivas, como não clicar em qualquer anexo de e-mail ou evitar links suspeitos. Mas você não pode proteger os fios de cobre do seu provedor e, acredite se quiser, hackers podem roubar dados bancários e outras informações fazendo cortes nesses fios.

Logo, os cabos de fibra óptica são muito mais seguros. Qualquer corte proposital na linha interrompe a transmissão de dados, o que os protege de invasões de gente mal-intencionada.

5. Melhor relação entre o custo e o benefício

Na ponta do lápis, a relação entre o custo e benefício do link dedicado é muito melhor. A enorme velocidade de conexão garante internet rápida e confiável para um grande número de aparelhos, mesmo durante aquela festa de fim ano na sua casa, quando todos os parentes vêm com celulares e a criançada joga pela internet no videogame e no tablet.

Você não corre o risco de perder prazos na entrega de tarefas ou da conexão cair durante uma entrevista importante. Toda a família ganha tempo ao carregar vídeos e outros arquivos pesados na mesma velocidade com que eles são baixados. E claro, você pode assistir a longas maratonas de seriados on-line com a tranquilidade de saber que o sinal não será interrompido!

Como vimos em nosso artigo, a internet por link dedicado é um ótimo investimento. O ganho de velocidade é grande, a conexão dá suporte a vários aparelhos conectados ao mesmo tempo e a confiabilidade é muito maior. Por isso, considere adotar o link dedicado na sua residência.

Gostou de saber das vantagens do link dedicado? Se você assinar a nossa newsletter, terá a oportunidade de receber diretamente no seu e-mail outras dicas valiosas como as que você acabou de ler. O que acha da ideia?