Existem várias causas que deixam um computador lento e isso é mais comum do que se pensa. É normal a sua máquina perder potência com o tempo, o que causa muita frustração nos usuários quando eles vão acessar um e-mail ou abrir um site, por exemplo. Muitas pessoas já pensam que está na hora de trocar, mas há estratégias bastante eficazes que podem resolver esse tipo de problema.

Neste post, apresentaremos algumas dicas para você corrigir esse problema que afeta a performance do seu computador. Continue lendo!

1. Manter o sistema atualizado e limpo

Uma das grandes causas da lentidão no computador é o fato de seu sistema estar sem atualização há muito tempo ou sem as atualizações necessárias para o funcionamento básico do computador.

Normalmente, o próprio computador avisa quando surgem atualizações. Fique sempre de olho em notificações na barra de ferramentas e em janelas que surgem avisando das novidades.

2. Observar seus discos

Diversas vezes em que um computador apresenta lentidão, o baixo desempenho se deve ao fato de que o disco rígido está lotado de programas, jogos e arquivos em desuso. É preciso entender que o acúmulo é mais prejudicial que ter um software “pesado” instalado.

Por isso, sempre que possível, realize uma varredura de todos os seus softwares instalados, em busca daqueles que você não utiliza há muito tempo.

3. Aumentar a memória RAM

A Memória RAM — Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório em português — é a memória do computador, onde há o armazenamento de dados. Se não houver memória suficiente, a máquina vai buscar o faltante em seu disco rígido para armazenar informações intermediárias, deixando o computador lento.

Tanto o hardware como os softwares podem desacelerar um PC, no entanto, na maioria das vezes, os softwares são os responsáveis.

Os aplicativos instalados em seu computador normalmente apresentam requisitos específicos de RAM. Se o seu equipamento estava funcionando corretamente antes da instalação de certos softwares e, desde então, diminuiu a velocidade, talvez seja preciso adicionar mais RAM ao sistema do computador.

Caso a máquina fique lenta toda vez que você processar arquivos pesados ou travar enquanto executar várias ações ao mesmo tempo, será necessário adicionar RAM extra. 

4. Eliminar vírus e malwares

Alguns usuários acreditam que antivírus podem ocasionar lentidão no processamento do computador, principalmente quando se trata de modelos mais antigos e disco rígido modesto. Todavia, uma proteção extra pode ser interessante, não apenas para manter os dados em segurança, como também para evitar que algum vírus possa causar prejuízo ao desempenho do PC.

Vírus, além de serem prejudiciais ao desempenho do seu computador, ainda podem capturar dados sensíveis como senhas e dados bancários, por exemplo.

É essencial verificar qual o melhor antivírus conforme as suas necessidades. O Windows, por exemplo, disponibiliza sistemas de segurança em algumas de suas versões, mas o usuário pode optar por outras aplicações de acordo com o que ele precisa.

5. Desativar aplicativos

Determinados aplicativos gastam muita memória e conexão com a Internet. Eles utilizam uma parte disso para o seu funcionamento, como é o caso de softwares de streamings ou o Torrent.

Se você deseja baixar algum arquivo, faça isso isoladamente, ou seja, quando não estiver utilizando o computador para outra função. Da mesma forma, ao assistir um vídeo em streaming, deixe para depois as suas outras atividades.

Além do mais, vários programas entram automaticamente na inicialização automática. É preciso verificar se isso acontece para que você desmarque essa opção.

Enfim, são vários os fatores que deixam o seu computador lento. Nem sempre é preciso mudar o hardware da máquina, apenas promover algumas ações que vão proporcionar maior fluidez no seu uso diário. Seja para o uso da Internet ou escrever um texto do Word, é preciso ficar atento e sempre buscar formas de otimizar a sua experiência como usuário.

E aí, gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente em seu e-mail!