Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a qualidade e velocidade da internet dentro de uma residência sofre influência de uma série de fatores, não se limitando apenas ao tipo de plano contratado. Nesse sentido, para garantir uma boa navegação, é preciso conhecer o que impacta na estabilidade da rede.

Na prática, a velocidade da internet tende a variar conforme a saturação da rede, uma vez que o provedor precisa dividir os dados oferecidos entre os seus usuários — quanto mais pessoas, mais lenta. Entretanto, esse não é o único elemento que impacta na navegação, diversos outros aspectos influenciam na estabilidade, e alguns deles podem ser corrigidos para garantir mais qualidade aos usuários.

Pensando nisso, colocamos neste post os principais fatores que podem afetar a estabilidade da rede de internet e mostraremos como lidar com cada um deles. Ficou interessado no assunto? Então, confira a seguir!

Interferência de rede

O primeiro fator que pode afetar a estabilidade da rede é a interferência gerada por outros dispositivos eletrônicos como celulares, rádios e micro-ondas. Aqueles que utilizam a mesma frequência que o roteador da residência podem prejudicar sua qualidade, reduzindo sua eficiência.

Para lidar com isso, deve-se comprar aparelhos que não seguem a mesma frequência de sinal que o roteador da internet, ou que esse aparelho seja escolhido com uma que já não seja usada na residência ou por vizinhos. Normalmente, em redes 2.4Ghz, os canais que menos causam interferências entre si são o 1, 6 e 11, enquanto as opções 5Ghz tendem a não apresentar o problema de forma geral.

Idade ou qualidade dos equipamentos

Para usar a internet é preciso uma série de equipamentos — roteadores, cabos de rede e receptores — e os próprios dispositivos do usuário — o smartphone ou notebook, por exemplo. Todos eles podem afetar significativamente a qualidade e estabilidade da rede.

Por esse motivo, é importante contar com equipamentos e dispositivos de qualidade para utilizar a internet e não ter interferências. Para isso, invista nas opções de melhor custo-benefício, e não apenas em itens de baixo custo.

Firmware antigo e configurações de segurança

Caracterizada como um conjunto de instruções operacionais dentro do roteador, o firmware também impacta na estabilidade da rede de internet. O ideal é que essa configuração seja atualizada com frequência, evitando bugs e erros no sistema — a prática também resulta em novas funcionalidades. 

Além disso, as configurações de segurança desse dispositivo também podem afetar a qualidade de navegação. Normalmente, aparelhos antigos e mais simples utilizam WEP ou WPA, porém, é fundamental utilizar WPA2, considerado o padrão mais seguro e disponível no mercado — já oferecido em roteadores modernos e novos.

Clima e acontecimentos naturais

Outro fator que impacta na qualidade de navegação é o clima e os acontecimentos naturais — como chuvas, tempestades e vendavais. Por atingirem a fiação, postes e antenas do sinal da rede, eles podem interromper totalmente a distribuição da internet ou apenas deixá-la com acesso limitado.

Uma forma de evitar esse impacto é por meio da adoção do modelo da internet de fibra óptica, uma vez que sua estrutura de fornecimento é feita no subsolo ou de forma aérea, dificultando a interferência desses acontecimentos, visto que ela é constituída por materiais mais resistentes a qualquer tipo de dano. 

Sites específicos

Alguns sites demandam mais dados que outros para funcionar com qualidade. Assim, alguns deles podem interferir na estabilidade da rede por estarem consumindo muito do plano. Normalmente, ambientes de jogos online exigem alta quantidade de dados, bem como a prática de fazer update de vídeos e grandes documentos.

Quando os usuários utilizam esses sites, o ideal é ter um plano com alto volume de dados para evitar problemas de estabilidade. Além disso, é possível realizar o upload de arquivos em horários de menor pico de uso da rede, evitando o mesmo problema.

Estrutura da residência

Outro fator que compromete sua qualidade de navegação é a estrutura da residência e o posicionamento do roteador Wi-Fi. Para ter um sinal sem interferência, é indicado seguir algumas regras:

  • colocar o roteador numa área alta e central da casa;
  • não posicionar o dispositivo próxima a espelhos, janelas e redes de água;
  • evitar proximidade com obstáculos que comprometem o sinal, como paredes e móveis;
  • posicionar a antena corretamente, direcionada para cima;
  • evitar a proximidade de outros eletrônicos.

Quando a residência é muito grande, com diversos cômodos, andares e ambientes, mesmo seguindo essas regras, a qualidade da navegação tende a ficar pior conforme a distância do roteador — quanto mais longe, pior o sinal. Assim, é indicado fazer o uso de repetidores de sinal que melhoram a estabilidade da rede.

Consumo acima da capacidade da rede 

Por fim, os problemas com a estabilidade da rede podem ser resultado de um simples fator: uma demanda de dados maior que a capacidade do plano. Isso acontece quando muitas pessoas ou dispositivos tentam usar a mesma internet e, juntos, superam o total de dados contratado. Nesse caso, existem três opções para se ter uma boa navegação: 

  1. reduzir o número de usuários ou dispositivos conectados à rede;
  2. alterar o comportamento de navegação dos usuários, diminuindo o consumo dos dados;
  3. aumentar o plano de dados, usando o mesmo ou um novo provedor.

Normalmente, a terceira prática é a mais indicada, uma vez que a sociedade está cada vez mais conectada, sendo bem improvável que o número de usuários ou comportamento de navegação sejam alterados.

Fica evidente que manter a estabilidade da rede é muito importante para se garantir uma navegação de qualidade na internet. Por esse motivo, é importante conferir os fatores apresentados, fazendo as alterações necessárias para alcançar a melhor experiência para os usuários.

Atualmente, entre as opções, a melhor escolha é investir na fibra óptica, considerada a principal tendência desse mercado, uma vez que sua tecnologia garante muito mais estabilidade da rede, velocidade e segurança de navegação.

E aí, gostou de saber mais sobre a estabilidade da rede e como garantir uma navegação de qualidade para sua residência? Comente aqui se essas dicas ajudaram e se você tem outra prática para indicar aos demais leitores!