Hoje, é praticamente impossível viver sem internet. Todos fazemos algo conectados — entretenimento, trabalho, estudo, jogos etc. —, e cada atividade demanda um tipo de plano diferente. Por esse motivo, é fundamental escolher com cuidado, optando por um modelo que realmente atenda às suas necessidades de navegação.

Mas, se você está buscando um plano de internet, provavelmente já se deparou com os diferentes tipos de conexão disponíveis no mercado e percebeu que diferenciá-los pode ser um desafio, não é mesmo? Caso esteja nessa dúvida entre a fibra óptica ou satélite, saiba que este post é para você!

Trouxemos aqui as principais informações para você tomar a melhor decisão entre fibra óptica ou satélite para a sua residência. Então, continue lendo e confira!

O que é fibra óptica?

Antes de mais nada, é preciso conhecer com detalhes o que é a internet fibra óptica e as suas principais características, certo? Pois trata-se, basicamente, de um modelo de conexão cuja transmissão de dados funciona na velocidade da luz.

Essa tecnologia é bem recente, mas já é uma tendência entre as residências brasileiras. Sua infraestrutura é composta por cabos de fibra, feitos de vidro ou plástico e revestidos internamente com material refletor, além de uma camada externa amortecedora para sua proteção. Essas características resultam em alguns benefícios, como:

  • alta velocidade de transmissão;
  • baixa interferência ou oscilação de sinal;
  • redução do consumo de energia;
  • baixo risco de danificação por superaquecimento ou incêndios, uma vez que não se demanda energia elétrica para o funcionamento;
  • pouco espaço ocupado, gerando maior facilidade de instalação;
  • maior segurança de dados.

O que é internet via satélite?

Este modelo de internet já é mais conhecido e usado no Brasil, uma vez que a sua tecnologia não é nova. Como o próprio nome indica, a transmissão de dados aqui é feita por meio de um satélite no espaço. Justamente por isso, não há necessidade de infraestrutura de cabos em sua instalação, o que vai de encontro ao seu objetivo: aumentar o alcance da internet, permitindo que regiões mais afastadas dos centros urbanos possam aproveitar o serviço.

O sistema funciona da seguinte forma: o sinal é transmitido de um servidor para o satélite, que o retransmite para o usuário. E essa comunicação é bidirecional, ou seja, o usuário pode enviar dados ao satélite, que serão passados para o servidor.

O modelo via satélite ainda garante outros benefícios aos seus usuários, entre eles:

  • alta transferência de dados e velocidade de navegação;
  • mobilidade de sinal, permitindo que ele seja usado em movimento — em carros, ônibus etc.

Quais são as principais diferenças entre esses modelos?

Bom, agora que conhecemos um pouco sobre cada uma das opções, podemos compará-las. Para isso, o mais indicado é avaliar os fatores de maior importância no uso de uma rede de conexão. Vejamos:

1. Cobertura

Não adianta contratar um plano de internet de qualidade se o seu fornecedor não oferece cobertura para a sua área de residência, certo? Por isso, é essencial questioná-lo sempre sobre isso ao avaliar opções.

Em comparativo, a internet via satélite oferece maior cobertura do que a fibra óptica, porque funciona com a transmissão de um equipamento capaz de alcançar praticamente qualquer ponto na Terra, como dissemos. A internet fibra óptica possui a barreira do cabeamento, por isso, nem todos os locais têm estrutura para recebê-la.

2. Velocidade

Em termos de velocidade de navegação, considerando upload e download, a internet fibra óptica é mais vantajosa. Isso porque, apesar de apresentar alta velocidade, a conexão via satélite tem uma latência maior — ou seja, seu recebimento e envio de conteúdo tendem a levar mais tempo.

3. Estabilidade

Como explicamos, a internet fibra óptica garante alta estabilidade de conexão, devido à sua infraestrutura e tecnologia de funcionamento. Em contrapartida, o modelo via satélite pode sofrer mais interferências em sua rotina, uma vez que o seu sinal é transmitido pelo ar, vulnerável a chuvas ou correntes que comprometem o seu funcionamento.

4. Infraestrutura

Ambos os modelos apresentam infraestrutura robusta de desenvolvimento. Apesar de não ser tão recente, o uso de satélites demanda alto investimento em tecnologia e manutenção, o que garante um sistema de qualidade; já a fibra óptica usa novas tecnologias e inovação com sua base.

5. Segurança

Outro fator importante para a decisão entre fibra óptica ou satélite é a segurança de rede desses provedores — especialmente no Brasil, um dos países que mais recebem ataques cibernéticos da América Latina. Por isso, um ambiente seguro é fundamental para não ter dores de cabeça, como roubo de dados pessoais e valores monetários.

Nesse quesito, a internet fibra óptica tem preferência, pois sua estrutura é mais protegida contra esse tipo de ação. Como os dados da rede navegam pelo cabo e precisam do material refletor para funcionar, ataques físicos que comprometem a estrutura não funcionam.

Além disso, por ser mais estável e não depender de energia, esse modelo ainda é menos suscetível a receber vírus de roteador e outros malwares contraídos em momentos de falha na rede.

6. Preço

Por fim, sabemos que todo processo de decisão passa pela avaliação de preço. E nesse caso, também, a internet via satélite fica atrás da fibra óptica: sua infraestrutura, processo de instalação e manutenção são de alto custo — valor que, consequentemente, é repassado ao consumidor.

Como escolher entre fibra ótica e internet via satélite?

Sem dúvida, a escolha entre os dois modelos de internet deve considerar não apenas as questões apresentadas no item anterior, mas também as preferências do contratante e as suas necessidades específicas de consumo. Nesse sentido, podemos dizer:

  • a internet via satélite é ideal para pessoas e empresas que precisam de conexão em ambientes remotos ou de forma móvel;
  • a internet fibra óptica costuma ser a melhor opção para pessoas ou empresas que se encontram em centros urbanos mais desenvolvidos, e em ambientes fixos.

Enfim, levando em consideração todas as vantagens e benefícios trazidos pela fibra óptica, bem como suas características comparadas à via satélite, fica evidente que a primeira é a melhor opção para ambientes residências.

O mais indicado, nesse caso, é pesquisar sobre a disponibilidade desse modelo em sua região. Então, busque um fornecedor local especializado na distribuição da conexão de fibra óptica, que tenha a infraestrutura necessária para fornecer uma conexão de qualidade e segurança.

E aí, gostou do nosso post? Agora que você já sabe como escolher entre fibra óptica ou satélite, acha que este conteúdo pode ajudar outras pessoas? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!