Você sabia que, entre janeiro e agosto, quase 1 milhão de tentativas de fraudes envolvendo comércios eletrônicos foram detectadas no Brasil — e que esse número tende a triplicar no final do ano? Isso porque esse é um período caracterizado pelo aumento do consumo, o que é incentivado pelas datas comemorativas e pelo acesso ao 13º salário. Por isso, se você está pensando em fazer compras online, é importante saber como se proteger.

O comércio eletrônico é uma ótima opção para pessoas que buscam variedade de produtos, preços e serviços em suas compras de fim de ano. Normalmente, estamos muito ocupados nessa época, e a comodidade de comprar tudo de casa e ali receber é um fator que atrai cada vez mais pessoas. A Ebit estima que mais de 55 milhões de brasileiros realizaram pelo menos uma compra no meio digital em 2017.

Assim como o número de transações online cresceu, o índice de fraudes nesse meio também aumentou — estima-se que a cada 16 segundos, uma fraude eletrônica acontece no Brasil. Não deveria ser assim, mas essa realidade indica que é preciso tomar cuidado para não ter problemas ao fazer transações na internet.

Pensando nisso, apresentaremos, a seguir, as melhores práticas para tornar as compras online mais seguras, evitando que você caia no golpe da internet e aproveite todos os benefícios dessa prática. Confira!

Compre em sites conhecidos

A primeira dica é comprar de sites já conhecidos, naqueles que você já realizou alguma transação — na loja física ou na eletrônica. Isso garante que a empresa é verdadeira e que não há riscos de comprar com ela.

Caso encontre um produto que seja de uma empresa desconhecida, procure o mesmo item nas lojas que você já conhece. Muitas vezes, a diferença de valor não compensa o risco de ser enganado. Se não encontrar e quiser arriscar, busque mais informações sobre essa loja em sites de avaliação — como o Reclame Aqui — e em suas redes sociais. Isso é essencial para conferir se ela realmente existe.

Dê preferência a lojas de boa reputação

Mesmo lojas conhecidas podem fornecer uma experiência de compra online ruim — como produtos sem qualidade, atrasos na entrega, cobrança indevida e ambiente com baixa segurança de informação — , o que aumenta as chances de clonagem de dados pessoais dos usuários. Por isso, é importante avaliar a reputação das empresas antes de finalizar uma transação. 

Para isso, indicamos, no item anterior, o Reclame Aqui e as redes sociais. Além deles, é possível usar serviços de classificação — como o do Buscapé —, que avaliam as lojas do ambiente digital de acordo com critérios de qualidade e segurança, como, por exemplo, o indício de fraudes com clientes.

A Ebit também oferece um ambiente em que é possível buscar lojas confiáveis para comprar online. A empresa classifica a reputação das lojas por certificações que variam entre diamante (excelente) e medalhas de ouro, prata e bronze — que podem ser encontradas no rodapé dos sites vencedores.

Verifique se o ambiente de compra é seguro

Outra forma de garantir compras online com mais segurança é avaliar o ambiente de compra do site visitado. Para isso, basta conferir se o navegador da internet tem um ícone de cadeado antes da morada ou URL. Além disso, essa última deve sempre começar com “https://” — que significa hypertext transfer protocol secure ou, em português, protocolo de transferência de hipertexto seguro.

Outros itens que aumentam sua confiabilidade podem ser identificados no site da loja. Entre eles, ícones de certificações — como os da própria Ebit —, CNPJ, endereço físico, redes sociais, número de telefone e demais formas de contato.

Evite clicar em promoções que chegam no e-mail

Algo que acontece com a maioria das pessoas é uma chuva diária de promoções e ofertas recebidas no e-mail. Essas mensagens podem resultar do cadastro em sites que você gosta ou de e-mails não solicitados enviados por empresas ou pessoas desconhecidas — os chamados SPAM.

No caso do SPAM, é muito arriscado clicar na mensagem e fazer compras na página redirecionada por ele. O ideal é abrir uma nova guia no navegador, pesquisar a loja e conferir a promoção. O mesmo pode ser feito no aplicativo da loja, caso ela tenha um.

Vale ressaltar que até mesmo e-mails de lojas conhecidas podem ser inseguros, uma vez que muitos hackers e piratas da internet usam a identidade visual dessas empresas para tentar enganar as pessoas, levando-as a páginas falsas, fazendo com que elas cliquem em arquivos com vírus de computador ou que forneçam seus dados pelo próprio e-mail.

Por todos esses motivos, o cuidado com as mensagens de e-mail deve ser redobrado!

Desconfie de promoções apelativas

Por fim, tome cuidado ao se deparar com preços e promoções muito distantes do padrão do mercado — não dá para acreditar que um iPhone vai custar apenas R$ 100, não é mesmo? Essas superofertas tendem a ser páginas enganosas, que só querem roubar seus dados ou seu dinheiro.

O ideal, antes de realizar qualquer compra, é sempre fazer uma pesquisa de preço e entender o valor médio do produto no mercado. Dessa forma, fica mais fácil identificar promoções reais e não ser enganado por hackers da internet.

Comprar na internet é uma prática muito atrativa e que promove diversos benefícios para as pessoas. Entretanto, para não ter nenhuma dor de cabeça e vivenciar uma experiência negativa, é muito importante adotar uma postura preventiva e tomar os cuidados indicados neste artigo.

Além disso, não se esqueça de que bancos nunca realizam conferência de informações bancárias por e-mail ou telefone. Por isso, ao ser abordado, não confie! O máximo que essas instituições fazem é questionar números finais de documentos e autoria de compras suspeitas.

Como grande parte das fraudes digitais acontece pelo roubo de dados de cartão de crédito, uma última dica é solicitar ao seu banco notificações por SMS ou aplicativo para cada transação realizada. Com isso, quando algo estranho acontecer, você pode perceber rapidamente e tomar as medidas necessárias.

Gostou de saber mais sobre como garantir a segurança durante suas compras online? Então, curta nossa página no Facebook e receba mais dicas como essas direto na sua timeline!