Em comparação com os sistemas convencionais de conexão por cabo de cobre e via rádio, a internet de fibra óptica possibilita a comunicação de longa distância e de grande capacidade, aproveitando ao máximo as vantagens da baixa perda e da banda larga. Além do mais, ela mantém a velocidade, capacidade e estabilidade do sinal de uma forma muito superior às outras.

Empresas que necessitam estar sempre conectadas e estão localizadas em regiões propensas a problemas meteorológicos que possam ocasionar queda de energia devem contratar fibra óptica. Isso porque a fibra não necessita de energia para ser utilizada à rede do sistema da empresa, diferentemente do cabo de cobre e sinal via rádio.

Pensando nesses aspectos, separamos os principais motivos para se contratar fibra óptica para sua empresa. Confira!

1. Aumento de demanda

A fibra ótica oferece uma largura de banda muito maior que o fio de cobre para empresas que buscam suprir o aumento de demanda de serviços. A velocidade e os requisitos de conexão estão aumentando, dando aos projetistas de rede a tarefa de acompanhar as soluções para essas necessidades. Além disso, os cabos de fibra óptica têm maior capacidade do que o fio de cobre, podendo transportar mais informações.

Por essa razão, muitas empresas estão migrando para fibra óptica. Como o sinal é formado por luz, as perdas de sinal ocorridas durante a transmissão são muito pequenas e podem percorrer uma distância maior a uma taxa mais rápida. Ou seja, não há limite de distância para que haja um bom fluxo de dados.

A distância que a fibra óptica alcança não interfere na qualidade do sinal, embora dependa do cabo, comprimento de onda e tipo de rede. O sinal requer menos impulso do que no fio de cobre, portanto, o cabo funciona bem. A rede de fibra óptica também permite que você coloque todos os componentes eletrônicos e hardware em um local central, em vez de colocar o equipamento em todo o local e instalar o armário de fiação.

2. Busca por escalabilidade de serviços

A crescente necessidade de se aumentar o volume de tráfego de dados na organização leva os gestores a buscarem soluções tecnológicas que suportem atender essa requisição. Nesse cenário entra a opção de contratar fibra óptica. Vale lembrar que, para a implementação de serviços de banda larga e a demanda de aumento da velocidade posterior, não é necessário alterar a estrutura da rede.

A busca por escalabilidade é constante para a expansão dos negócios. Logo, contratar fibra óptica é uma importante forma de ampliar os serviços oferecidos sem perder a qualidade. Aliás, devido a era digital as empresas estão cada vez mais conectadas por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones. 

Dessa maneira, a alternativa ideal para a estabilidade da transmissão de dados e velocidade em todos os dispositivos conectados à rede é a fibra óptica. Assim, é possível obter a proteção de gargalos na rede e ter um serviço com maior escalabilidade.

3. Otimização da segurança

Em uma conexão de internet com cabo de cobre é muito mais fácil que hackers possam interceptar informações sigilosas. Consequentemente, essa brecha coloca todo o funcionamento da organização em risco, podendo ocasionar danos profundos e prejuízos enormes. Nesse ponto, é fundamental avaliar contratar fibra óptica.

Se você usar cabos de fibra óptica, os dados estarão seguros. Eles não emitem sinais, por isso o acesso não autorizado é extremamente difícil. Logo, se torna mais simples e fácil monitorar se o cabo é acessado ilegalmente, pois quando a luz vaza causa danos a todo o sistema. Se for feita uma tentativa de quebra de segurança do sistema de fibra, você poderá notar imediatamente.

4. Necessidade de maior durabilidade e confiabilidade

A fibra óptica fornece uma transmissão de dados muito confiável. Ela é totalmente resistente a muitos fatores ambientais que afetam os cabos de cobre. Como a fibra óptica é feita de vidro, que é um isolante, nenhuma corrente flui. Em outras palavras, a interferência de rádio e de frequência electromagnética não interferem na qualidade do sinal.

O cabo de fibra pode ser instalado sem problemas de modo imediato nos equipamentos da empresa. Isso porque ele é menos sensível à influência de alterações de temperatura do que o fio de cobre e também pode ser submerso em água. O rápido aumento e a redução de custos dos conversores de mídia facilitam a transição do cabeamento tradicional para a fibra óptica.

O conversor realiza um link contínuo e possibilita o uso do hardware existente. A fibra óptica pode ser integrada à rede por meio de uma atualização planejada. Portanto, contratar fibra óptica é um passo fundamental para obter uma maior confiabilidade e durabilidade, tendo um planejamento antecipado junto ao provedor.

5. Diminuição de custos

A redução de custos é um objetivo desejado em qualquer empreendimento, independentemente do seu segmento no mercado. Contratar fibra óptica é um investimento estratégico que implica em adquirir melhor desempenho com menos custos. Empresas que optam por migrar para essa tecnologia percebem que os benefícios obtidos são notáveis.

O custo de cabos de fibra óptica, componentes e hardware está em constante declínio. A despesa com a instalação da fibra óptica é maior do que o do fio de cobre devido à habilidade necessária para o processo de instalação, mas, na verdade, a fibra não é tão cara a longo prazo. Geralmente, ela pode ser mantida a um custo mais baixo, com menor necessidade de manutenção e requerer menos recursos de hardware para construir a rede.

Com isso, fica claro que contratar fibra óptica é a opção mais interessante para empresas que querem elevar sua capacidade e padrão de funcionamento. Por esses motivos, é importante entrar em contato com um parceiro que forneça essa tecnologia e ofereça todo o suporte necessário para esclarecimentos sobre todo o potencial que pode ser explorado. A fibra óptica veio para ficar e trazer benefícios a todos que aderem a ela.

E então, você já utiliza fibra óptica na sua empresa? Agora que você conhece os principais motivos para contratar fibra óptica, entre em contato conosco e fique por dentro dos nossos serviços. Até mais!