Você é daquelas pessoas que passa o dia todo conectada? Usa a rede para ver filmes, vídeos, compartilhar novidades, estudar e, até mesmo, trabalhar? Essa é a realidade de muitos e, para não ter problemas em sua rotina, é importante contar com um bom plano de internet banda larga.

Mesmo com uma população cada vez mais conectada, o Brasil ainda é considerado um dos piores países em qualidade de navegação na internet. Ocupamos a 89º posição no ranking mundial.

Mas isso não significa que ter um plano que só dê dor de cabeça seja o ideal. É necessário avaliar se o que você recebe é condizente com sua conta no final do mês. Afinal, quando contratamos um provedor para nossa casa, temos a promessa de uma navegação de qualidade, rápida e sem problemas, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos, abaixo, alguns sinais que mostram quando é hora de trocar seu plano de internet banda larga e melhorar sua experiência online. Continue a leitura e confira!

Quedas constantes na conexão

Os primeiros sinais de que há algum problema são as quedas constantes na conexão. O ideal é que, se você contratou um plano para funcionar de forma contínua, durante 24 horas no dia e 7 dias na semana, não tenha interrupções ou indisponibilidades na rede.

É comum que os operadores realizem reparos e manutenções. Ou, então, que o sinal fique indisponível em situações de grandes catástrofes, como enchentes e deslizamentos.

Porém, quando isso se torna um hábito e você precisa encontrar uma maneira de fazer suas tarefas de forma off-line, provavelmente é hora de mudar seu plano de internet banda larga.

Lentidão na internet

Outro problema muito enfrentado pelos usuários assíduos da internet é a lentidão durante a navegação. Isso acontece porque muitas empresas vendem aos consumidores 10 GB e só fornecem 2 GB — ou até menos do que isso —, ao passo que você paga pelo que não recebe.

Para lidar com tal situação, é importante fazer um teste de velocidade em sua rede. O processo é bem simples: basta realizar uma busca no Google por “teste de velocidade da minha internet” e escolher uma das opções. A maioria delas é gratuita.

Quando a lentidão é frequente, uma saída interessante é instalar, em seu navegador, um plug-in que faça essa mensuração de forma automática, salvando um histórico para você. Dessa forma, é possível quebrar o contrato com a operadora e não ter que pagar por multas ou taxas, uma vez que ela não estava entregando o prometido.​

Oscilação da rede

Além das interrupções e da lentidão na rede, as oscilações constantes indicam a necessidade de trocar de provedor. Uma conexão instável causa diversos problemas para a qualidade de navegação dos usuários, como downloads interrompidos, filmes travados e páginas que levam “séculos” para serem carregadas.

As variações na rede ocorrem pela inconsistência da conexão ou pelo fato de o tráfego de usuários ser maior do que o suportado. Esses são problemas do provedor, que não deveriam impactar a qualidade de sua navegação. Por isso, o mais indicado é procurar por uma operadora que assegure a experiência prometida.

Cobranças indevidas 

Além de todos esses problemas, algo que muitos usuários enfrentam (e pode acontecer com você) é o recebimento de cobranças indevidas na fatura de internet. Ou seja: além de não ter uma boa experiência de navegação, a pessoa paga mais caro do que o valor acordado. 

Às vezes, os valores não são altos e passam despercebidos — principalmente quando usamos a função de débito automático no cartão. Mas, em outras, quando entendemos que a cobrança é indevida, precisamos ligar na operadora, enfrentar o tempo de espera na linha, abrir chamados e reclamações.

Por fim, podemos nos deparar com algo como “o valor foi ajustado”. E, diante disso, não temos o que fazer. 

Muitas ligações para a operadora 

Outro sinal que indica que você deve procurar por um novo plano de internet banda larga é ter o número do SAC da operadora salvo em seu celular. Isso significa que fazer ligações para a empresa virou uma rotina.

O ideal é que você entre em contato com a operadora quando encontra algum problema. Então, se está perdendo tempo de forma constante, sua experiência não é a melhor possível. Mesmo que esses problemas sejam resolvidos, seu fornecedor é muito inconsistente — e outras opções podem ser a solução! 

Existência de opções melhores no mercado

Por fim, se você paga R$ 100,00 por 1 GB de internet, mas seus amigos têm acesso a 100 GB pelo mesmo preço, provavelmente existem melhores opções no mercado (e você está ficando para trás).

O ideal é avaliar as novidades e entender os planos disponibilizados pela sua e por outras prestadoras, identificando se existem melhores ofertas, com um bom custo-benefício, para sua casa. Vale a pena pedir indicações de amigos ou conhecidos em sua região e procurar por uma opção local.

Uma tendência em internet banda larga é a fibra óptica — tipo de conexão que é novidade no Brasil. Sua popularidade tem crescido cada vez mais, já que, quando comparada com os modelos tradicionais do mercado, tal alternativa oferece muitas vantagens aos usuários.

A tecnologia usada nesse modelo de provedor permite a transmissão de dados na velocidade da luz. Isso significa que sua capacidade de navegação é muito rápida.

A estrutura também é diferenciada: há fibras de plástico ou vidro em sua composição, revestimento interno e uma camada de proteção externa. Todos esses elementos garantem uma rede mais segurança, uniforme e sem interrupções.

Se você lida com todos os problemas que citamos neste artigo, saiba que não precisa levar a experiência atual adiante. Procure por uma nova opção de internet banda larga para sua residência! Mas lembre-se de fazer uma boa pesquisa, que considere as novidades e tendências (como a fibra óptica).

E então? Chegou à conclusão de que é melhor trocar seu plano de internet banda larga? O que acha de dar uma chance para a fibra óptica? Se você mora em Saquarema, Araruama ou Rio Bonito, na Região dos Lagos, entre em contato com a Intnet e escolha a melhor opção para sua casa!