A internet proporcionou a criação de novas profissões e fluxos de trabalhos mais flexíveis. Quem trabalha com design, por exemplo, pode utilizá-la para atingir o seu público-alvo e divulgar os seus melhores projetos. Para isso, é necessário se apoiar em um bom portfólio on-line.

Afinal, o portfólio on-line dá destaque aos seus trabalhos e ajuda a conquistar clientes. No entanto, para que ele seja uma boa ferramenta, é importante estruturar cada detalhe com cuidado. Se tem alguma dúvida sobre como começar, este artigo foi feito para você.

Continue a leitura e veja como criar um bom portfólio on-line!

O que é um portfólio on-line?

O portfólio on-line é uma página que centraliza os principais trabalhos de uma pessoa que trabalha com processos criativos. Ele geralmente é adotado por profissionais de algumas áreas, como comunicação, fotografia e design. Nessa página, futuros clientes podem visualizar informações básicas de contato e conhecer o estilo do profissional a fundo.

Como o portfólio on-line ajuda a lucrar com a internet?

O portfólio on-line é uma das melhores formas de alcançar novas pessoas e aumentar o número de clientes de um profissional da área criativa. Funciona como uma vitrine, exibindo em destaque os principais projetos e trabalhos em que ele já esteve envolvido. Assim, os clientes podem entender melhor o estilo do profissional e fazer um investimento mais confiável.

Em outras palavras, montar um bom portfólio é a garantia de que você conseguirá atingir o seu público-alvo e fechar mais contratos. Afinal de contas, as pessoas já saberão dos pontos altos do seu trabalho assim que estabelecerem um contato. Isso reduz o tempo necessário para conquistar um novo cliente, assim como aumenta a satisfação sempre que um projeto for finalizado.

O que fazer para montar o seu próprio portfólio?

Como um portfólio on-line é uma espécie de “vitrine virtual”, deve ser feito com cuidado. Afinal de contas, se ele não conseguir atingir corretamente o seu futuro cliente, as chances de conseguir fechar um contrato serão muito menores. Veja a seguir alguns passos que podem ser tomados para estruturar o seu portfólio!

Crie uma identidade visual

A identidade visual é um ponto fundamental para o portfólio on-line. Ela deve refletir o estilo de trabalho do profissional e as suas inspirações. Além disso, precisa estar alinhada com o seu público-alvo.

Quem adota estilos mais minimalistas, por exemplo, pode escolher uma linguagem visual mais limpa, com poucos elementos. Isso criará uma experiência de navegação uniforme em todo o portfólio: elementos de design estarão alinhados com os projetos e com a sua linguagem interna.

Seja objetivo

Um bom portfólio on-line é objetivo, ou seja, vai direto ao ponto. Quando clientes entram nesse tipo de página, eles buscam uma forma simples de entender o que o profissional faz e como isso é feito. Assim, a decisão pode ser tomada em poucos cliques.

Por isso, evite poluir o seu portfólio on-line com elementos desnecessários. Lembre-se de que menos é mais: focando na exibição dos seus melhores projetos e em dados relevantes para o seu visitante, as chances de conquistar pessoas serão muito maiores.

Mantenha os dados atualizados

Como apontamos, o portfólio on-line é a sua vitrine virtual. Por isso, você deve sempre manter as informações atualizadas. Se o cliente não conseguir entrar em contato com você pela própria página (ou pelos caminhos nela listados), as chances de ele buscar outra pessoa são altas.

Portanto, não deixe de manter os seus dados básicos de contato sempre atualizados. Isso inclui o seu e-mail profissional, o seu número de telefone e os perfis em outros serviços que possam ser úteis. Desse modo, o seu cliente sempre te encontrará!

Priorize os seus melhores projetos

Um portfólio on-line deve sempre priorizar os melhores projetos de um profissional. Isso vale tanto para os trabalhos que foram mais desafiadores quanto para os que atingiram o maior nível de satisfação. Assim, o seu cliente poderá criar as melhores expectativas sobre os seus serviços. Se possível, não deixe de apontar o feedback de cada cliente na descrição de seus projetos.

Inclua uma descrição para cada trabalho

Todo projeto tem características próprias. Elas devem servir de mecanismo para reforçar a importância do seu trabalho. Ou seja, garantir que o seu cliente entenda por qual motivo você se sobressaiu em um serviço e o que fez ele parar no seu portfólio.

Portanto, para cada item de seu portfólio on-line, faça uma boa descrição sobre ele. Descreva o que é, por qual motivo foi criado e as ideias por trás dos elementos principais. Além disso, reforce os pontos fortes do projeto e o que levou a cada escolha tomada, facilitando a compreensão do seu fluxo de trabalho e de ideias.

Escolha uma boa plataforma

Esse é um dos pontos mais importantes ao montar o seu portfólio on-line. A plataforma escolhida deve combinar um bom custo de manutenção com recursos modernos e seguros. Assim, você poderá manter os seus projetos disponíveis 24 horas por dia, sem comprometer a sua segurança digital.

Portanto faça uma análise dos principais serviços de hospedagem disponíveis. Avalie os recursos, o tipo de personalização que é disponibilizada e o suporte oferecido. Além disso, identifique os níveis de disponibilidade e as soluções de proteção de dados, maximizando, com isso, a confiabilidade do seu investimento.

O portfólio on-line é uma das principais ferramentas de profissionais criativos que trabalham na web. Ele garante o alcance de um número maior de pessoas e facilita a divulgação das melhores ideias de um especialista em atividades criativas. Por esse motivo, ele é tão comum em diversas áreas, como jornalismo, design e fotografia.

No entanto, para que o seu portfólio consiga atrair bons projetos, é fundamental que ele seja bem estruturado. Por isso, não deixe de contar com boas práticas na hora de fazê-lo. Assim, será mais fácil garantir aos seus futuros clientes uma experiência única ao lidar com os seus serviços.

Quer saber mais sobre como boas ferramentas de hospedagem podem te ajudar a ter um portfólio on-line de ponta? Então, fale com a gente!