Não é novidade que a internet se tornou parte essencial de nossas vidas, certo? Porém, com ela, surge uma grande preocupação: sofrer um ataque de hackers. Esses acontecimentos são muito comuns no Brasil e podem gerar muita dor de cabeça. Por esse motivo, é importante saber como eles funcionam e o que fazer para se proteger.

Entre os problemas causados por golpes online, estão o roubo de dados e informações pessoais, perda de arquivos e sistemas operacionais, comprometimento da qualidade da navegação e até prejuízos financeiros.

Quer saber como se defender? Colocamos abaixo as principais informações sobre como um ataque de hackers pode ocorrer e quais as melhores práticas para se proteger deles. Boa leitura!

Como acontece um ataque de hackers?

Antes de mais nada, é importante saber que um ataque de hackers pode acontecer de várias maneiras e, na maioria das vezes, de forma imperceptível para o usuário do dispositivo invadido. Entre elas, estão:

  • Sistema de Nomes de Domínios (DNS): instalado na rede e equipamentos do usuário, ele direciona suas buscas de navegação para endereços específicos de IP para capturar dados, instalar malwares ou gerar cliques;
  • phishing: envio de e-mails falsos solicitando pagamentos, dados confidenciais e download de outros malware e vírus;
  • ransomware: malware que se instala no dispositivo e ataca seus arquivos um a um, solicitando pagamento de resgate depois de dominar todo o ambiente;
  • spyware: malware instalado para espionar o usuário, identificando dados pessoais, bancários e informações que podem ser usadas para gerar benefícios.

Para instalar os malwares, eles usam as técnicas apresentadas e, em muitos casos, se aproveitam de falhas do próprio sistema operacional do aparelho utilizado para se conectar à rede.

Quais as falhas mais comuns em sistemas Microsoft?

O sistema operacional Microsoft é um dos mais utilizados no mundo. Apesar de robusto e muito funcional, ele pode apresentar falhas e problemas que facilitam a atuação de hackers. Entre os mais famosos, estão:

  • CVE-2018-8174 (Double Kill): falha que permite o acesso de hackers no sistema por meio do Internet Explorer;
  • CVE-2017-11882: falha de segurança do Microsoft Office, que possibilita a execução de malware quando arquivos modificados sem intenção são abertos;

  • CVE-2017-0199: problema na segurança do pacote Office, que permite o controle remoto dos sistemas afetados.

Esses problemas, quando identificados pela empresa, são corrigidos a partir de atualizações do sistema. Por esse motivo, é importante acompanhar o oferecimento delas pela Microsoft, mantendo os aparelhos sempre com as últimas versões.

Como se proteger desses perigos?

Existem diversas práticas que podem ser adotadas para dificultar o acesso de hackers em seus aparelhos e sistemas operacionais. Dentre as principais, podemos citar:

  • mantenha o antivírus atualizado: essa é a principal proteção de seus aparelhos, por isso, é importante que ele seja de qualidade e sempre atualizado;
  • não clique em links suspeitos: muitos malwares são enviados por meio de links e anúncios falsos na internet. Dessa forma, evite clicar em itens desconhecidos;
  • opte por autenticação de duas etapas: essa prática aumenta a dificuldade de entrada em seus sistemas e permite que você receba notificações de acesso indevido;
  • tenha senhas fortes: uma das formas mais simples de hackear sistemas e plataformas é usando ferramentas automatizadas para tentar diferentes senhas. Assim, quanto mais fácil a sua, mais rápido ela é encontrada;
  • troque suas senhas regularmente: mesmo com senhas fortes, é indicado que elas sejam trocadas de forma periódica para aumentar sua segurança e evitar o acesso contínuo de hackers a seus aparelhos e sistemas;
  • tenha uma internet de qualidade: alguns tipos de internet, como a fibra óptica, apresentam tecnologias e redes mais seguras para seus usuários. Optar por elas contribui para uma maior proteção.

Fica evidente que a preocupação com ataque de hackers é algo necessário. No entanto, seguindo as dicas apresentadas, é muito mais fácil garantir uma navegação na internet de forma segura e sem muitos perigos.

Agora que você já sabe como lidar com um ataque de hackers, veja o que fazer para deixar o roteador mais seguro e aumentar a proteção de sua rede!