Se você está em busca de um plano de internet para sua casa ou empresa, provavelmente se deparou com uma variedade de opções no mercado e percebeu que entender as diferenças entre os tipos de conexão pode ser um desafio, certo? Caso esteja na dúvida entre internet de fibra óptica ou rádio, este post é para você!

Esses dois modelos de internet são boas opções para navegação, entretanto apresentam diferentes características que devem ser consideradas e comparadas no seu processo de decisão para garantir que sua escolha seja a melhor possível.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre esses dois tipos de internet, mostrando uma comparação que o ajuda a escolher entre fibra óptica ou rádio. Continue a leitura para saber!

A internet de fibra óptica

Vamos começar com a internet de fibra óptica, modelo de conexão recente no mercado e considerado a principal tendência para empresas e residências. Isso porque ela oferece alta velocidade e estabilidade, uma vez que seus dados são transmitidos na velocidade da luz.

Para isso, ela usa uma tecnologia diferente, baseada numa estrutura de cabos compostos por fibras de vidro ultrapuras e duplo revestimento de plástico, feito com material refletor, permitindo que um sinal de luz com dados seja transmitido num processo chamado reflexão total interna. Comparada com opções tradicionais, essa internet oferece:

  • alta velocidade para navegação;
  • baixa interferência ou oscilação de sinal;
  • maior tempo de duração da infraestrutura;
  • maior facilidade de instalação por ser menor;
  • maior segurança de dados.

A internet via rádio

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre a internet via rádio ou Fixed Wireless Access. Esse modelo funciona com três pontos principais: internet, provedor via rádio, que faz a transmissão de dados, e operadora empresarial, responsável pelo fornecimento de conexão.

Basicamente, o usuário contrata o serviço do provedor, que tem acesso à internet fornecida pela operadora. O sinal de transmissão é fornecido por ondas de rádio, entre antenas fixadas em áreas de alta localização, como torres e prédios. No local de recepção, esse sinal é recebido por uma antena e com um modem é convertido para wireless. Seus benefícios incluem:

  • facilidade de instalação, uma vez que funciona sem fios;
  • grande alcance e cobertura de território;
  • boa velocidade de navegação, porém comprometida em dias de chuva;
  • preço muito acessível.

Diferenças e semelhanças entre fibra óptica e rádio

Agora que entendemos melhor sobre cada uma das opções, é importante compará-las. Para isso, é indicado avaliar os fatores que impactam na qualidade de navegação e experiência online dos usuários. Abaixo, listamos as principais!

Estabilidade

A estabilidade da rede é um dos aspectos mais importantes de uma boa navegação. Entre fibra óptica e rádio, a diferença é muito grande. Enquanto a primeira apresenta esse elemento como um de seus principais benefícios, a segunda precisa de diversas condições para garantir isso para seus usuários.

Por funcionar por meio de transmissão de ondas de rádio, esse modelo precisa que a posição entre as torres seja próxima e sem interferências, ou seja, que elas consigam se “enxergar”, sem a presença de árvores, prédios e outros elementos que podem interferir na qualidade do sinal. Chuvas e ventanias também minimizam a estabilidade.

Velocidade

Em termos de velocidade, a comparação entre internet de fibra óptica ou rádio também apresenta melhores condições pela primeira opção. Isso porque o padrão para ela varia de 50 Mbps até 20 Mbps, com potencial para ir muito além, podendo ultrapassar Gigabit.

O segundo modelo se restringe a velocidades de até 10 Mbps, tendo como padrão planos entre 512 Kbps e 5 Mbps, muito inferior ao oferecido pela internet de fibra óptica e até mesmo outros tipos de conexão.

Ping

O tempo de resposta entre emissão e recepção de dados é chamado de ping. Esse aspecto da internet faz muita diferença na qualidade de navegação e pode ser visto como um dos principais desafios para a internet via rádio. Isso porque ela depende da comunicação entre duas ou mais torres, o que pode atrasar as respostas de dados e dificultar atividades básicas, como consulta de e-mails.

Para a fibra óptica, o ping não é um problema, na verdade, é outro aspecto positivo do modelo. Isso porque a transmissão de dados acontece de forma muito eficiente em sua estrutura, garantindo um tempo de resposta rápido para atividades diversas.

Segurança

Não há dúvidas que a segurança de dados é uma das principais preocupações dos usuários de internet. Por isso, é importante fazer a comparação desses aspectos entre fibra óptica ou rádio. Este último oferece serviço seguro, desde que exista um sistema de criptografia entre os pontos de transmissão.

Já a fibra óptica tem a segurança como um de seus principais benefícios, uma vez que sua estrutura apresenta maior proteção para o sistema de transmissão e, em casos de tentativa de danificação, ele para de funcionar, impedindo o acesso indevido à rede. Além disso, ela oferece a opção de link dedicado, que apresenta máxima segurança aos usuários.

Disponibilidade

Essa provavelmente é a única desvantagem do modelo de internet de fibra óptica. Por ser algo novo, ela ainda não é encontrada em todas as regiões do país, principalmente quando pensamos em cidades de interior. Apesar de ter disponibilidade limitada, a tendência é que isso mude com o crescimento da rede.

Por outro lado, a internet via rádio já é muito conhecida e estabelecida no mercado, assim, é mais fácil encontrar essa estrutura até mesmo em pequenos locais. Seu uso é muito comum em ambientes que não oferecem a fibra óptica e possuem cabos de cobre (DSL) acima de sua capacidade.

Custo

Por fim, é importante comparar o custo das duas opções. Por oferecer menores velocidades e já ter uma infraestrutura estabelecida, é comum encontrar opções mais acessíveis de internet via rádio, enquanto a fibra óptica apresenta preços de maior valor.

Entretanto, ao observar o custo-benefício das opções, ou seja, os benefícios recebidos pelo que se paga, a internet de fibra óptica se torna mais interessante para quem está em busca de um plano de conexão.

Depois de avaliar todos esses aspectos, fica evidente que a fibra óptica oferece mais benefícios e qualidade aos usuários de internet. Além de ser a principal tendência do mercado, esse modelo apresenta alta qualidade e velocidade de navegação, estabilidade e ótimo custo-benefício.

Agora que já está claro como escolher entre fibra óptica ou rádio, que tal contratar um plano da primeira para sua casa? Se você mona região dos Lagos, no Rio de Janeiro, entre em contato conosco da Intnet e confira como podemos ajudá-lo!