Podemos definir um hobby como uma atividade que fazemos por diversão e prazer, que podemos ficar horas praticando sem percebermos o tempo passar. Muita gente sonha ou já sonhou em transformar essa atividade em algo rentável, seja em uma renda extra ou até mesmo em uma atividade definitiva. Mas será que dá mesmo para transformar um hobby em carreira?

A notícia boa é que sim! É possível, mas talvez não seja uma tarefa das mais fáceis. Isso porque é preciso entender duas coisas: a primeira é que você corre o risco de fazer com que uma atividade prazerosa se torne algo rotineiro e cansativo; a segunda questão é que, para tornar uma atividade profissional, não basta que você a ame, ela precisa trazer algum retorno financeiro.

Para ajudá-lo, neste post, trazemos alguns passos que você deve dar para tomar a decisão de transformar ou não o seu hobby em carreira. Confira!

Como transformar meu hobby em carreira?

Existem algumas etapas para saber se realmente é viável transformar o seu hobby em carreira. É importante que a decisão final, de investir tudo nessa nova profissão, seja feita com sabedoria, para que não se torne uma frustração. Veja o que você pode fazer para se planejar.

Pense em seu hobby como um trabalho

Existe uma diferença muito grande entre fazer algo por prazer, na hora que você quiser, sem metas e cobranças, e fazer algo por obrigação, para obter um resultado. Estamos falando de uma atividade que geralmente fazemos para aliviar o estresse em nossa rotina. A primeira coisa que você deve pensar é: vale a pena abrir mão do meu hobby?

É importante ter em mente que o fato de você sempre ter encarado essa atividade como diversão não fará com que você tenha que ter menos foco. Como qualquer atividade profissional, terá que investir tempo, dedicação e empenho.

Além disso, como em todo início de carreira, é bem provável enfrentar alguns desafios e percalços, o que pode fazer com que você pense em voltar atrás. É a sua persistência em não desistir que dirá se você realmente está disposto a enfrentar as dificuldades para transformar o hobby em carreira.

Verifique a viabilidade financeira

Outro fator importante que você deverá levar em conta quando pensar em transformar o seu hobby em trabalho é se ele tem potencial de entregar o retorno financeiro necessário para manter o seu padrão de vida. Afinal, não se vive apenas de diversão, não é mesmo? É necessário pensar em algumas questões, como:

  • Terei que me qualificar para aprimorar os seus conhecimentos?
  • Qual vai ser o retorno disso?

Comece a pesquisar qual o ganho médio da área que você quer seguir e se há diferenças de renda de acordo com a região ou com as variações dessa atividade. Uma pessoa que gosta de desenhar, por exemplo, pode optar por uma série de trabalhos: de ilustrador publicitário a criador de animações. Se a atividade principal que você queria não tiver uma renda satisfatória, pode ser que você se encontre em outra relacionada.

Busque por aperfeiçoamento e capacitação

Uma coisa é você ser bom em algo por hobby, outra é você se propor a ser um profissional, que competirá com outros no mercado e que deverá entregar resultados. Por isso, antes de entrar de cabeça nessa nova atividade, faça uma autoanálise sincera e identifique qual é o seu nível atual em relação à média do mercado.

Busque por cursos, livros e treinamentos que possam potencializar o seu talento e até mesmo que tragam um diferencial nessa área. É uma oportunidade de aprender novas técnicas e métodos que ajudarão na melhora da produtividade e que darão mais bagagem para entrar no mercado.

Crie uma rede de relacionamentos

Não existe maneira melhor de conhecer a fundo uma atividade profissional do que conversando com quem já está atuando no segmento. Além de você conseguir dicas sobre aperfeiçoamento, técnicas e ferramentas, para aprimorar os seus talentos e criar portfólio, dependendo do grau de afinidade, esse networking pode ser a porta de entrada que você precisa para começar a trabalhar na área.

Tente multiplicar essa rede de relacionamento para que sempre haja uma nova oportunidade de aprendizado e de colocação no mercado. As redes socais facilitam muito essa aproximação, pois permitem um contato direto, sem intermediários. É uma oportunidade de fazer o que você gosta, aprendendo com quem já faz e pulando uma série de etapas que o outro já passou.

Quais são os hobbies que podem se transformar em carreira?

Há uma infinidade de atividades que permitem que uma pessoa transforme um hobby em carreira. Estamos falando de algo bastante pessoal, pois o seu hobby pode ser qualquer coisa, desde jogar videogame a passar horas mexendo no motor de seu carro.

Como o nosso foco é tecnologia e atividades que possam ser executadas de forma autônoma, com o auxílio da internet, separamos 3 trabalhos. Veja abaixo.

Game designer

Se você gosta da parte estrutural dos games, das mecânicas, da criação e estuda as bases que fazem um jogo ser o que é, você pode se tornar um game designer profissional. Estamos falando de uma das profissões mais procuradas do mercado e que também permite que o profissional atue como freelancer.

Game designer é o profissional que fica responsável por todo o projeto de um jogo, da pré-produção à apresentação ao usuário. Ele define a temática, as regras, as mecânicas, a ambientação, as fases e os personagens. Sendo um líder de projeto, você pode delegar as atividades que demandam outras habilidades para os demais profissionais, como ilustradores, que farão a criação da parte visual, e programadores, que desenvolverão o código.

Artista gráfico

Se você é criativo e tem uma boa capacidade de ilustração, pode transformar esse hobby em profissão, a partir de uma série de atividades. Você pode se tornar um ilustrador de livros e revistas, pode trabalhar como criador de identidades visuais para marcas ou se unir ao game designer na criação da estética de um jogo projetado por ele. Esse profissional tem que ter, além da habilidade, conhecimento em ferramentas de criação vetorial 3D e uma excelente noção de paletas de cores, luzes, sombras e texturas.

Desenvolvedor

Também chamado de programador, o desenvolvedor é outro profissional cada vez mais requisitado, afinal, praticamente todo aparelho que utilizamos em nosso dia a dia é dotado de um sistema e utiliza aplicativos. É uma atividade que pode ser exercida por pessoas criativas, que têm a criação como hobby e que gostam de lógica.

Desenvolver programas nada mais é do que transformar rotinas em códigos, utilizando uma linguagem de programação para isso. O profissional poderá trabalhar em uma empresa de softwares, como autônomo, ou se juntar ao game designer e ao artista gráfico, para a criação de um game, elaborando os códigos que farão o jogo acontecer em sua mecânica.

Como vimos neste post, transformar hobby em carreira pode ser o sonho de muita gente, mas o caminho não é tão simples como se pode imaginar. Ele requer planejamento e dedicação, pois estamos falando de um período de transição, em que uma atividade deixa de ser apenas um momento de diversão e distração para se tornar algo obrigatório e que demanda resultados. Lembrando que, para a maioria das profissões do futuro, a tecnologia se faz essencial, e tudo começa por uma boa internet.

Gostou do post e quer saber como ter uma boa internet para dar os primeiros passos rumo à transformação do seu hobby em carreira? Entre em contato conosco e conheça as nossas promoções!