Hoje em dia, estar conectado se tornou uma necessidade para empresas e pessoas. Nesse cenário, um pequeno problema na conexão com a internet pode causar um grande transtorno.

Alterações na senha do Wi-Fi, cabos desconectados e conexão desligada são alguns dos problemas mais comuns nas falhas de conexão. 

Ficar muito tempo sem acesso à rede pode atrasar entregas, romper comunicação online e trazer grandes prejuízos. Para evitar isso, separamos algumas dicas importantes para auxiliar você na solução desses problemas com a maior agilidade possível. Boa leitura!

Verificação de energia

Embora pareça óbvio, verificar a energia é uma prática básica que pode resolver o seu problema. A quebra na conexão com a internet pode acontecer por uma queda de energia ou um conector mal encaixado na tomada.

Quando a rede se desconecta, a primeira atitude a ser tomada é verificar todos os equipamentos e cabos para saber se estão devidamente conectados e se a energia elétrica está sendo fornecida.

Verificação do ping

Essa é uma dica fundamental para se certificar de que está ocorrendo conexão com a internet. Para fazer a verificação do ping você precisa abrir o prompt de comando no seu computador, digitar “ping” e prestar atenção nos resultados.

Esse comando envia vários pacotes para o endereço de rede e, caso o servidor não ofereça respostas, é um sinal de que a conexão está perdida. Nesse caso, você pode considerar que o motivo é uma falha de sinal na rede. Isso não exclui a necessidade de verificar o estado de outros componentes, como placa de rede, roteador ou modem.

Monitoramento de rede

Fazer o monitoramento de rede ajuda a encontrar e identificar possíveis falhas em dispositivos e softwares. Isso também permite maior controle e solução mais rápida de problemas de conexão.

Vale ressaltar que ameaças na rede são constantes e são frequentemente modificadas pelos hackers. Quanto maior a preocupação com medidas de proteção da sua rede, menor será o risco de falhas ou infecções por programas maliciosos, que se instalam nas máquinas e bloqueiam seu funcionamento total ou parcialmente.

Condições do canal

Mesmo com tudo operando normalmente, às vezes as quedas na conexão insistem em acontecer. Isso pode ser, entre outras coisas, a interferência existente entre redes, que acabam impedindo a troca de dados por Wi-Fi.

O melhor modo de resolver esse problema é modificando o canal da sua rede doméstica. Para isso, você precisa acessar as configurações do seu roteador ou modem e alterar a opção que estiver definida.

Redefinição das configurações

Essa é uma das últimas medidas a serem tomadas. Se você já tentou todas as alternativas anteriores e sua conexão com a internet não retornou, você terá que resetar as configurações de todos os equipamentos que integram a rede.

Para isso você precisa saber os passos necessários para reconfigurar a rede e restabelecer o funcionamento correto dos aparelhos.

Essas são as principais medidas a serem tomadas em caso de falha na conexão com a internet. Para garantir que fez tudo certo, você pode usar uma checklist. Lembre-se de:

  • alterar senha padrão do roteador;

  • usar firewall;

  • manter ativas todas as atualizações disponíveis;

  • usar antivírus e programas antispyware;

  • utilizar VPN (Rede Privada Virtual) durante viagens para evitar infecção por vírus e proteger dados pessoais.

Agora você tem um roteiro com as principais práticas e medidas de proteção para manter sua rede protegida e sua conexão com a internet constante.

E aí, curtiu? Agora que você sabe como resolver problemas com sua conexão, descubra 5 dicas para corrigir problemas que deixam o computador lento.