Não é novidade que a internet, além de oferecer muito entretenimento e fazer parte do nosso dia a dia, pode ser um ambiente perigoso para pessoas que navegam sem softwares de proteção, certo? Por isso, é importante saber como escolher um antivírus de forma eficiente.

Apesar de parecer simples, é muito comum ficar com dúvidas nesse processo, afinal existem diversas opções dessa ferramenta no mercado. Além disso, muitas vezes as informações não fazem sentido ou são contraditórias.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre essa ferramenta e como escolher um antivírus de forma eficiente para os seus dispositivos. Confira!

O que é um antivírus?

De forma simplificada, um antivírus nada mais é do que um software que tem como objetivo proteger um dispositivo de programas maliciosos, como vírus, worms e malwares. Para isso, ele realiza práticas de busca, análise, identificação e remoção dessas ameaças dentro do sistema operacional do aparelho.

A contração de ameaças acontece de diferentes formas, mas, principalmente, quando o aparelho é conectado a uma rede de internet. Entre as principais estão: uso de pendrives, e-mails, download ou clique em links suspeitos e acesso a sites de conteúdo erótico ou pirata.

Um bom antivírus, contudo, apresenta diversos métodos para identificar essas ameaças, impedindo sua entrada ou realizando sua eliminação. Algumas práticas incluem atualização automática do software, escaneamento e sistema de quarentena.

Qual é a importância dessa ferramenta?

Normalmente, a inserção de vírus e malware em dispositivos é feita com algum objetivo malicioso, como o corrompimento do sistema e de arquivos, bem como a captura de dados pessoais e financeiros para a realização de golpes.

Nesse sentido, o uso do antivírus é importante para preservar o equipamento, a qualidade e a velocidade de navegação, bem como proteger documentos e informações do usuário, impedindo práticas que geram frustrações e problemas financeiros para a pessoa.

Como escolher um antivírus de qualidade?

Agora que você sabe a importância dessa ferramenta, confira algumas dicas para encontrar a melhor opção de antivírus para o seu computador!

Opte por uma marca conhecida

A primeira boa prática para a escolha de um bom antivírus é buscar marcas que sejam referências no mercado. Para isso, basta fazer uma busca no Google. Assim, diversas listas podem ser encontradas — alguns exemplos muito conhecidos são Avast, AVG e Avira. As referências também mudam conforme o sistema operacional e o tipo de dispositivo.

Verifique se a marca tem laboratório no Brasil

Para garantir que a empresa considerada atue de forma eficiente no Brasil, é indicado pesquisar se ela possui um laboratório de atividades no país. Isso porque os tipos de malware e vírus mudam muito conforme a localização. Portanto, ter uma empresa que pesquise e entenda o mercado melhora a qualidade de seus serviços.

Avalie as funcionalidades oferecidas

Como falamos, um bom antivírus oferece uma série de serviços, funcionalidades e métodos para impedir a entrada de elementos maliciosos no sistema, bem como fazer sua identificação e eliminação quando passam da análise inicial. Por isso, é importante entender o que é oferecido pela empresa considerada.

Entenda a necessidade de pagar

É comum encontrar páginas informando que apenas antivírus pagos são eficientes. Entretanto, para pessoas que conhecem as principais armadilhas online e não usam canais de risco, a versão gratuita é mais que suficiente para manter a segurança. O ideal é que o usuário avalie suas práticas de navegação e entenda a necessidade de investir em algo mais completo — como, por exemplo, um dispositivo de trabalho.

Baixe direto do fabricante

Um dos principais golpes na internet é a criação de páginas falsas oferecendo softwares, serviços e produtos. Isso também acontece com antivírus. Por isso, é importante conferir a fonte e baixar a ferramenta direto do fabricante.

Fica evidente que o uso do antivírus é uma prática fundamental para garantir a segurança de navegação. Além de sua adoção, é preciso que ele e o sistema operacional do dispositivo sejam sempre mantidos atualizados.

E aí, gostou de saber como escolher um antivírus para garantir uma navegação segura em seus dispositivos? Acha que este conteúdo pode ajudar outras pessoas? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!