Meme é um termo criado por Richard Dawkins, em seu livro intitulado The Selfish Gene, ou O Gene Egoísta. O termo se refere a um conjunto de informações que se multiplicam no cérebro ou em determinados locais. Com a evolução da internet, a popularização das redes sociais e dos smartphones, surgiram os memes famosos, popularizando o conceito, ao ponto de muita gente achar ser um termo criado para a web.

Na internet, o meme pode estar ligado a uma frase, um link, vídeo, site, imagem, figurinhas, emojis, etc. Qualquer elemento que se espalhe e possa ser replicado de forma original ou com variações, pode ser considerado um meme. Vamos relembrar alguns dos principais meme que tomaram conta da internet nos últimos anos? Então, continue lendo!

1. A garota do incêndio

Uma casa pega fogo enquanto uma menina olha com cara de sapeca para a câmera que tira uma foto dela com o incêndio ao fundo. O olhar dela é como se desdenhasse da situação.

O meme da “garota do incêndio” já foi usado nas mais diversas situações. Pode ser utilizado para brincar com um amigo que não te convidou para festa na casa dele. Ou quando há uma briga entre pessoas que você gosta muito e você quer ver mesmo é a situação “pegando fogo”, entre outras situações.

Apesar da foto ser sempre colocada com um deboche em relação ao incêndio, a sua origem é totalmente espontânea, apesar de o incêndio ser real. A menina Zoe Roth acompanhava o trabalho dos bombeiros, em um exercício de treinamento, quando Dave, seu pai resolveu bater uma foto da filha. O resto é história na web.

2. Chloe, a menina desinteressada

Um dos rostos mais conhecidos da internet, Chloe, a menina que não se impressiona, é um vídeo da reação nada empolgada da garotinha que, ao saber iria passear na Disney, em vez de estudar, não demonstrou nenhuma empolgação.

Enquanto a maioria das crianças daria pulos de alegria, como Lily, irmã de Chloe, a garotinha lançou um olhar blasé para a mãe, com os seus dentinhos característicos — o que deixou a situação ainda mais engraçada. Mas a pergunta que não que calar é: o que será que tinha naquela escola pra ser mais interessante do que a Disney?

A partir daí, sempre que alguém deseja mostrar desinteresse, desgosto e até nojo de alguma coisa, usa o meme da pequena Chloe. A menina ficou tão famosa no Brasil, que veio ao país com sua família. Todos ficaram bastante felizes ao ver o rosto da pequena sendo utilizado como propaganda do Google. Atualmente, Chloe e a irmã aparecem com frequência em seu canal no YouTube e Instagram.

3. Namorado distraído

Um dos memes com o maior número de variações da internet, o “namorado distraído”, já foi utilizado para retratar as mais diversas situações em que uma pessoa está com uma coisa, mas tem interesse real em outra.

A foto que provavelmente foi retirada de um banco de imagens, mostra um casal passeando de mãos dadas, enquanto o namorado vira pra olhar uma mulher que acabou de passar e a namorada lança um olhar de reprovação sobre ele.

A partir dessa imagem, o céu foi o limite, aparecendo memes com as mais diversas comparações. Com o rosto deles trocados por outras pessoas, por times de futebol, balões de frases na cabeça do casal, jogo de palavras, etc.

Um dos mais famosos põe a frase “ser fitness” na namorada, “eu” no namorado e substitui o rosto da moça que está sendo cobiçado por uma coxinha e uma pizza, ou seja, você está de mãos dadas com a dieta, mas quer mesmo é chutar o balde e comer as suas guloseimas favoritas. O meme segue rendendo até hoje.

4. Nazaré confusa

Uma das personagens mais lembradas da TV brasileira, Nazaré Tedesco, que foi interpretada pela atriz Renata Sorrah, na novela “Senhora Do Destino”, também virou um meme que é utilizado até hoje. Pegaram uma imagem da personagem em cenas em que ela parece estar extremamente confusa e colocaram expressões e fórmulas matemáticas em cima, para potencializar a confusão

Sempre que alguém posta algo confuso ou sem sentido, é bem provável que o meme da Nazaré surja. Quando algum governante propõe algo que não tem fundamento, dá-lhe Nazaré nos comentários da postagem. O meme já atravessou as fronteiras do Brasil e é conhecido fora do Brasil como Math Lady.

5. Caetano estaciona no Leblon

Quem diria que um carro estacionado se tornaria um meme, não é mesmo? Mas não estamos falando qualquer carro e sim do automóvel de Caetano Veloso, que estacionou no Leblon e virou notícia de capa, como um flagra bombástico.

Sim, a imprensa brasileira jamais foi a mesma após esse furo de reportagem, registrado em 2005, que de tão relevante, se tornou um meme que comemora até aniversário: completou 15 anos em 2020 e foi lembrado com louvor pelo mundo internético.

Sempre quando aparece alguma notícia bombástica em portais de notícias, como por exemplo: “Uma determinada atriz passeou com os filhos no shopping a tarde”, logo vem os comentários e a relação com o meme do Caetano no fatídico dia que um carro estacionou no Leblon.

6. Meme da Mônica debochada

Outro meme sujeito a variações infinitas é a da personagem Mônica, do Maurício de Souza, sentada a frente do computador segurando um mouse e sorrindo em frente a tela branca. Bastou um criativo preencher a tela branca do computador com a palavra “ata” para gerar uma reação em cadeira de memes derivados. A partir daí, o resto é história.

Primeiro, o “ata” se espalhou, ou seja, sempre que alguém publicava algo desinteressante, sem sentido, ou se saísse uma notícia banal, surgia o meme com o famoso “ata”. A própria Mônica, filha do Maurício de Souza, inspiração para a criação da personagem, entrou na brincadeira.

Mas a história não parou no “ata”, a tela em branco do computador em frente a Mônica virou terreno fértil para as mais diversas frases, que são encaixadas nos mais inusitados contextos

Esses são alguns dos memes famosos da internet e suas curiosidades. A cada dia surgem vários outros, numa velocidade cada vez maior, sendo que alguns duram poucos dias e outros passam anos sendo relembrados, seja no YouTube, Instagram, Twitter, Facebook ou até na roda de amigos no bar. Esperamos que você tenha gostado de conhecer alguns das curiosidades sobre eles e que eles tragam boas lembranças.

Gostou do post? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas novidades.