Certamente, você já ouviu falar desses termos, tão comuns na internet hoje em dia. Mas você sabe realmente o que é cache ou o que é proxy? Esses dois conceitos são essenciais para um controle de rede eficaz para que você possa aproveitar sua internet com todos os benefícios e sem sofrer com quedas ou interrupção dos serviços.

Para quem gosta de navegar ou curtir algumas séries online no fim de semana, nada pior que ficar sem acesso à rede, não é mesmo? Por isso, ao longo deste artigo, apresentamos as principais informações sobre ambos os termos. Boa leitura!

O que é cache?

De uma maneira sucinta, o cache pode ser conceituado como uma ferramenta que permite o carregamento de páginas da internet de forma mais rápida, melhorando a navegação na rede. Quando o processador existente no computador tem de enviar informações para a memória, acaba-se por gastar um determinado tempo, o cache serve para armazenar previamente esses dados e economizar esse tempo.

No momento em que acessamos um determinado site, o cache acaba por copiar e armazenar, de modo temporário, algumas das informações que foram carregadas e visualizadas por você. Assim, em um próximo acesso ao mesmo site, o cache utilizará esses dados armazenados para facilitar o carregamento da página e minimizar o número de requisições ao servidor, aumentando a velocidade do acesso.

Esse mecanismo não é importante apenas para o usuário, que navega com mais rapidez, mas também para quem prove as hospedagens de sites, que podem garantir um serviço de qualidade aos seus clientes.

Como e quando fazer a limpeza de cache?

O cache é nosso aliado, no entanto, às vezes ele pode prejudicar uma navegação. Com o passar do tempo é comum que você acesse uma quantidade enorme de sites. Caso entre em seu histórico do navegador você verá que nem se lembra de ter entrado em muitas das páginas na lista.

Com isso, é comum que o cache fique cheio de informações que não são utilizadas com frequência, o que pode começar a prejudicar o seu desempenho geral. Outro fato é o cache de páginas desatualizadas, que também é ruim para a sua experiência de navegação.

O ideal é realizar a limpeza do cache do navegador periodicamente. O tempo entre cada vez que você realiza esse processo vai depender principalmente do seu volume de acessos. Se utiliza muito a internet, limpe toda semana, caso contrário, uma vez por mês será suficiente.

O que é proxy?

Proxy é um conceito utilizado em redes para definir os intermediários que existem entre o servidor e o usuário final. Ele funciona como uma conexão entre a rede externa (internet) e a local (isto é, o seu computador). Os endereços locais utilizados pelo computador não servem para a navegação externa: é trabalho do proxy enviar solicitações para o servidor, traduzindo as respostas e entregando-as ao computador.

Todos os contatos feitos com o servidor devem passar pelo proxy e receber seu IP, Protocolo de Internet, que funciona como uma identidade na rede e determina que você é. O proxy mascara seu IP para que seu computador não fique vulnerável contra ameaças, como um ataque realizado por hackers, por exemplo, melhorando a segurança. É também função do proxy acelerar a sua navegação na rede, isso porque é ele pode fazer o registro dos sites visitados no cache do navegador.

Existem serviços de proxy gratuitos por aí, mas não se deixe enganar. A maioria deles é apenas uma isca para ter acesso aos seus dados de navegação e utilizá-los para invadir a sua máquina. Caso você decida por utilizar proxy, busque por serviços confiáveis.

Chegamos ao final deste post: agora você já sabe o que é proxy e cache, podendo utilizar essas duas ferramentas para melhorar a sua navegação e tirar o maior proveito da internet!

Gostou do artigo? Então, siga-nos agora no TwitterLinkedIn e Facebook e fique por dentro de nossas publicações!