A transformação digital, a quantidade de dados produzidos por pessoas e empresas, os softwares cada vez mais robustos e hospedados em nuvem, exigem uma aceleração na evolução do mercado de telecomunicações. Isso tudo exige novas formas de conexão e dispositivos com grande capacidade de processamento.

Além disso, a pandemia do novo coronavírus obrigou as pessoas a mudarem os hábitos, o que também gerou uma demanda maior por essas tendências tecnológicas. Para que você entenda melhor esse novo panorama que está em franca evolução, neste post, apresentamos 5 tendências de tecnologia que evidenciam essa revolução digital que está pautada na demanda cada vez maior por velocidade e eficiência.

Quer saber quais são essas tendências tecnológicas? Continue lendo!

1. BYOD — Bring Your Own Device

Foi o tempo em que trabalhar em escritório significava ficar sentado em frente a um computador na mesma mesa o dia todo. Com as conexões sem fio, a computação em nuvem e a evolução de dispositivos móveis e portáteis, os profissionais passaram a ter a liberdade de trabalhar de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.

O resultado disso é que muitas empresas passaram a dar liberdade para que os funcionários trouxessem e trabalhassem com os seus próprios dispositivos. Essa tendência é conhecida mundialmente como Bring Your Own Device, ou simplesmente BYOD, e veio para ficar. Além de beneficiar o colaborador, que passa a ter mais liberdade para poder trabalhar de qualquer lugar, o BYOD também beneficia a empresa com a redução de gastos.

2. VoIP — Telefonia Digital

Há algumas décadas, no Brasil, para que uma pessoa fosse capaz de fazer uma ligação telefônica, teria que procurar um orelhão ou investir em uma linha telefônica — que era um processo caro e burocrático. Após a privatização das telecomunicações, o mercado evoluiu e os telefones celulares se popularizaram. Mas as ligações continuaram caras e inviáveis para parte da população.

Com a evolução da internet banda larga, uma nova modalidade surgiu, a ligação digital, via telefonia IP. Nessa modalidade, as chamadas analógicas dão espaço para o sinal digital, transmitido via internet. Isso já foi o suficiente para a redução de custos, afinal, a ligação passou a ser transmitida online, como qualquer outra ação feita pela internet, sem a necessidade de uma infraestrutura específica para isso.

Muitas empresas utilizam a telefonia digital como padrão na comunicação interna, com filiais e parceiros. Além do uso comercial, a ligação digital se popularizou e passou a fazer parte de recursos de aplicativos gratuitos de mensagens, como o Messenger e o WhatsApp. Hoje em dia é possível fazer uma ligação gratuita, para qualquer lugar do mundo, utilizando um desses aplicativos.

3. Internet das Coisas

Se antigamente a noção que tínhamos de conexão a internet era de um computador ligado a um fio, em poucas décadas essa visão mudou muito. E não estamos falando apenas dos dispositivos móveis, que permitem que fiquemos conectados 24 horas por dia, de qualquer lugar. A tecnologia já avançou alguns degraus, pois, hoje, qualquer objeto que tenham um sistema pode se conectar a web.

Essa tendência tecnológica é conhecida como internet das coisas, ou IoT — Internet of Things, em inglês — e abrange o conceito de conexão de objetivos, com a internet e entre eles, de uma maneira mais aplicada.

A internet das coisas viabilizou a automação completa de setores produtivos, como acontece com a Amazon GO, uma loja em que o cliente entre, pega o que quer e vai embora, sem passar por caixas. Para que isso seja possível, sensores e câmeras inteligentes monitoram o cliente e sabem exatamente o que ele pegou e o que devolveu para a prateleira. Quando o cliente sai da loja a compra é automaticamente debitada de seu cartão de crédito.

Mas não são apenas as grandes empresas que se beneficiam, a internet das coisas está se tornando uma tecnologia popular. Com a automação residencial, muita gente monitora a própria casa à distância via internet e pode executar ações remotas. Por exemplo, a pessoa pode verificar se esqueceu uma janela aberta e fechá-la. Ou, em um dia de calor, ligar o ar-condicionado antes de chegar em casa, para já chegar com o ambiente aclimatado.

4. Tecnologia 5G

Todo usuário de smartphone já está acostumado com os termos 3G e 4G, afinal, esse são os padrões que utilizamos na internet móvel hoje em dia. Pois esses dois padrões estão com os dias contados, afinal, a tecnologia 5G vem com tudo para viabilizar, não penas a telefonia móvel, como a internet das coisas em grande escala.

O grande diferencial da tecnologia 5G é a sua baixa latência, alta velocidade e capacidade de conectar múltiplos objetos, como drones e carros, por exemplo. O Brasil ainda está atrasado em relação ao 5G, pois há um impasse sobre qual tecnologia será adotada, mas os primeiros passos para a implantação dessa estrutura já foi dado.

A chegada do 5G abrirá margem para a evolução de uma série de tendências tecnológicas, como a viabilidade das chamadas cidades inteligentes, onde serviços públicos serão automatizados e executados por inteligência artificial.

5. Fibra Óptica

Quem tem mais de 30 anos, provavelmente teve a experiência de entrar na internet discada, lenta e que ocupava o sinal da linha telefônica — se alguém estivesse telefonando, não dava para conectar à internet e se você estivesse conectado, não dava para atender o telefone.

Isso mudou com a chegada da internet ADSL e da internet via rádio, que, além de dar mais velocidade, liberavam o telefone para a sua função usual. Como no mundo tecnológico a tendência é a evolução cada vez mais rápida, não demorou muito para que esses dois novos meios de transmissão se tornassem obsoletos, afinal, com as pessoas jogando e consumindo serviços de streaming online, velocidade e estabilidade se tornaram primordiais.

Para dar conta dessa nova demanda, uma nova tecnologia vem se popularizando, a fibra óptica. Diferentemente do ADSL, em que são utilizados cabos de cobre, na fibra óptica os cabos são feitos com fios de vidro do tamanho de fios de cabelo, revestidos em duas camadas de plástico reflexivo.

Os dados são transportados através da luz, de forma contínua e rápida. Entre os principais benefícios da fibra óptica, podemos destacar o fato desse meio não sofrer com interferência eletromagnética — reduzindo as instabilidades e a latência. O sinal é limpo e de qualidade.

Como vimos, as novas tendências de tecnologia relacionadas às telecomunicações só tendem a evoluir e a internet é uma das tecnologias viabilizadoras de todas elas. Por isso, antes de tudo, é importante que o usuário desses meios conte com um provedor de qualidade, como a Intnet, que oferece bons planos e utiliza tecnologia de ponta, como a fibra óptica.

Gostou do post? Então, continue em nosso blog e confira as principais vantagens da internet via fibra óptica.