Conforme a tecnologia evolui surge novas demandas do mercado por especialistas. Elas são as chamadas profissões do futuro: carreiras que lidam com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para o usuário final e o ambiente corporativo.

Em outras palavras, as profissões do futuro são as que ajudarão empresas e pessoas comuns a lidarem com as principais tendências do TI existentes nos próximos anos. Saber quais são pode te ajudar a investir, hoje, nos cursos que abrirão as melhores portas no futuro.

Se você ficou curioso e quer saber em detalhes quais as profissões do futuro, continue a leitura desse post!

1. Desenvolvedor de software

Enquanto a tecnologia for utilizada, os desenvolvedores de sistemas serão requisitados pelo mercado. Eles são responsáveis por criarem soluções robustas, com alta disponibilidade e segurança. Tudo isso considerando as demandas dos usuários.

Desenvolvedores devem se manter atualizados conforme as tecnologias evoluem. Isso inclui aprender novas metodologias e linguagens de programação. Desse modo, eles podem se manter alinhados com as boas práticas da área.

2. Creators

Os criadores de conteúdo são profissionais que trabalham com a internet na produção de materiais multimídia. Eles também são conhecidos como digital influencers.

Há creators que mantém conteúdos em todas as redes sociais populares e os que optam por focar em um nicho específico, como vídeos no YouTube. Eles conseguem se conectar com a sua audiência por meio de mensagens divertidas e que atendam a demanda do seu público-alvo. Assim, atraem a atenção de marcas e agências de publicidade que buscam parcerias de marketing mais orgânicas e naturais.

3. Detetive de dados

O detetive de dados trabalha com análise de informações por meio da tecnologia Big Data. Além de fazer a coleta, ele também processa, classifica e obtém insights que possam ser úteis para uma empresa. Desse modo, o negócio pode tomar decisões pautadas por uma avaliação robusta do cenário ao seu redor.

Em outras palavras, detetives de dados são pessoas capazes de realizar análises de informações considerando as demandas e objetivos de uma empresa a médio e longo prazo. Ao mesmo tempo, ele deve ser capaz de avaliar como a empresa pode se preparar para atingir as suas metas. Tudo isso com o apoio dos melhores registros existentes.

4. Mestre de edge computing

O edge computing é fundamental para as empresas utilizarem a Internet das Coisas (IoT) com segurança. Essa tecnologia aproxima as análises de dados e tomadas de decisões dos aparelhos. Assim, empresas podem levar o IoT até mesmo para lugares remotos.

O mestre de edge computing é o profissional responsável por definir como e com quais ferramentas a infraestrutura funcionará. Por isso, ele deve ser capaz de avaliar quais são os melhores caminhos que uma empresa pode tomar com base no seu perfil e nas regras do setor. Além disso, deve orientar investimentos e ajustes para tornar a infraestrutura confiável e segura.

Algumas das profissões do futuro já estão se tornando populares hoje mesmo, como é o caso dos influenciadores digitais. Por isso, quem deseja trabalhar com elas deve ficar atento e já começar a sua formação. Afinal, o mercado de TI movimenta milhões.

Não deixe de buscar uma boa formação, entender o que o mercado busca e quais profissões do futuro se alinham com o seu perfil. Assim, você poderá se preparar para sempre ter acesso às melhores oportunidades existentes!

Alguma dessas profissões te atraiu? Conhece outras? Conta para gente nos comentários!